IFSP no ITA

Estudantes da Licenciatura em Física assistiram defesa de doutorado no ITA

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 17h46 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 17h51

No dia 01 de outubro de 2019, terça-feira, pela manhã, cinco estudantes do curso de Licenciatura em Física do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram a uma defesa de doutorado que ocorreu nas dependências do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na cidade de São José dos Campos (SP). Os estudantes da Licenciatura em Física presentes – Rafael Brock Domingos, Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Nicoli Rocha Santos, André da Silva Mendes e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana – acompanharam o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba), que participou da banca examinadora na defesa da tese de doutorado do professor Douglas Carlos Vilela, intitulada “Análise do uso de novas metodologias e tecnologias no laboratório de física para engenharia”.

Foto: Professores Ricardo e DouglasFoto: Professores Ricardo e Douglas

Além do professor Ricardo Plaza, a comissão julgadora da defesa de doutorado foi composta pelo seu orientador, Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano (ITA), pelo Prof. Dr. Inácio Malmonge Martin (ITA), pelo Prof. Dr. Pedro José Pompeia (ITA) e pelo Prof. Dr. Rodolfo Valentim da Costa Lima (UNIFESP). A tese foi aprovada pela banca e o professor Douglas Carlos Vilela recebeu o título de Doutor.

Foto: Professores Ricardo, Inácio, José Silvério, Douglas, Rodolfo e PedroFoto: Professores Ricardo, Inácio, José Silvério, Douglas, Rodolfo e Pedro

O trabalho de doutorado do professor Douglas analisou três propostas laboratoriais para o ensino de física: o laboratório remoto, a aprendizagem baseada em problemas (“Problem Based Learning” ou PBL) e a biblioteca de experimentos.

Foto: Nicoli, André, Rafael, Vinicius, Larissa e professor Ricardo em frente a um prédio do ITAFoto: Nicoli, André, Rafael, Vinicius, Larissa e professor Ricardo em frente a um prédio do ITA

A investigação realizada pelo professor Douglas analisou práticas laboratoriais de física experimental realizadas junto a alunos do 2º ano de engenharia do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e da pós-graduação do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço). Ao longo do doutorado, entre 2016 e 2019, o professor Douglas publicou diversos trabalhos acadêmicos em revistas prestigiadas acerca do trabalho de pesquisa desenvolvido, bem como apresentou os resultados da sua investigação em vários congressos acadêmicos.

Foto: Professor Douglas durante a apresentação da sua defesa de doutoradoFoto: Professor Douglas durante a apresentação da sua defesa de doutorado

O professor Douglas é graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo obtido o seu título de mestrado em “Educação em Ciências e Matemática” pela mesma instituição. O professor Ricardo Plaza também fez parte da banca avaliadora da sua dissertação de mestrado na UFSCar em 2014; mais informações sobre isto podem ser encontradas no link.

Foto: Estudantes de Física do IFSP-Caraguatatuba na Sala Inteligente do LPECT/ITAFoto: Estudantes de Física do IFSP-Caraguatatuba na Sala Inteligente do LPECT/ITA

A defesa de doutorado que foi realizada pelo professor Douglas Carlos Vilela ocorreu na denominada Sala Inteligente do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica – LPECT/ITA. Ao final da defesa, foi concedido um espaço para que os alunos presentes na defesa de tese pudessem também fazer perguntas ao professor Douglas sobre o seu trabalho de pesquisa.

A participação dos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba em eventos deste tipo é muito importante para a formação acadêmica deles, pois colabora com o amadurecimento intelectual e amplia horizontes no que diz respeito às possibilidades de continuidade de estudos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado), após a conclusão da graduação.