Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 11h02 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 12h48

Quem somos

O Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CEPIN-CIS) é um grupo multidisciplinar composto por docentes, alunos e servidores pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), além de pesquisadores de instituições como UNESP, UNICAMP e UNIFESP. Localizado no campus Caraguatatuba do IFSP, o CEPIN-CIS atua como um repositório de tecnologias aplicadas à implantação de cidades inteligentes e sustentáveis, um laboratório para a aplicação dessas tecnologias e um agente de interlocução com setores públicos e privados, disseminando conhecimento e traduzindo a pesquisa acadêmica para a indústria e sociedade a fim de implementar cidades inteligentes e sustentáveis em escala real desde 2020.

Objetivos

Os principais objetivos do CEPIN-CIS são desenvolver investigação fundamental ou aplicada focada em cidades inteligentes e sustentáveis, contribuir ativamente para a inovação por meio da transferência de tecnologia e oferecer atividades de extensão. 

Implementação

A implementação do CEPIN-CIS ocorreu durante o ano de 2022 com recursos obtidos através do edital nº PRP/IFSP 329/2021. A equipe de implementação foi composta por:

Linhas de Pesquisa

Recursos Tecnológicos e Computacionais Aplicados às Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Busca coletar dados por meio de novas tecnologias, como por exemplo sensores, e criar um programa para a análise desses dados com a mínima interação humana. Fazendo uso de conceitos tais como: Internet das Coisas (ou Internet of Things), Computação Pervasiva e Análise de Dados.

Sustentabilidade Urbana e Regional: Se preocupa com a caracterização física, química, biológica, social e cultural das regiões investigadas, a fim de buscar formas possíveis de sanar os problemas enfrentados utilizando métodos computacionais e inteligência artificial para otimizar o processo, analisando, portanto: mudanças climáticas, crescimento populacional, ocupação e uso inadequado do solo, aumento da geração de resíduo, alta demanda por água, energia e alimento.

Infraestrutura Inteligente: Busca baratear a implementação de monitoramento da infraestrutura nas cidades inteligentes, permitindo por exemplo monitorar remotamente a qualidade da água e a presença de contaminantes, realizar monitoramento contínuo sem interrupção de vias de tráfego e recebimento de dados sobre a saúde estrutural das infraestruturas civis, como pontes, viadutos etc.

Parceiros

Atualmente o CEPIN-CIS conta com as seguintes parcerias para o desenvolvimento de suas atividades:

Instalações e Infraestrutura

O CEPIN-CIS está localizado na sala 106A do IFSP Câmpus Caraguatatuba, sua infraestrutura conta com:

  • 03 Desktop HP 280 G5 SFF; Processador Intel® Core™ i7 da 10ª geração; Windows 10 Pro; SSD 512 GB PCIe® NVMe™; 16 GB; AMD Radeon™.

  • 03 Monitor LG 23.8 Full HD 75Hz 5ms HDMI.

  • 01 Notebook VAIO® FE15AMD® Ryzen 7; Windows 11 Home16GB 512GB SSD FullHD.

  • 01 Switch TP-Link 8 Portas TL-SG108E.

  • 07 Kit Arduino contendo sensores, display, motores e a placa Mega 2560 R3.

  • 01 Kit sensores diversos compatíveis com Arduino.

Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página