Início > Antigas > Estudantes de Licenciatura em Matemática assistem defesa de mestrado na UFSCar

Estudantes de Licenciatura em Matemática assistem defesa de mestrado na UFSCar

Publicado: Terça, 13 de Janeiro de 2015, 17h30 | Última atualização em Terça, 13 de Janeiro de 2015, 17h30

Em 15 de dezembro de 2014, três alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba estiveram em São Carlos (SP), onde assistiram a uma defesa de mestrado que ocorreu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Alunos Glauce, Thaís e Adison no prédio da UFSCar.Alunos Glauce, Thaís e Adison no prédio da UFSCar.

A dissertação de mestrado, de autoria do Professor Douglas Carlos Vilela e intitulada “Análise do desenvolvimento de elementos do pensar e do pensamento científico em atividades de Instrumentação para o Ensino de Física Clássica da UFSCar”, foi avaliada pela banca composta por: Professora Dra. Josimeire Meneses Julio, da UFSCar, Professora Dra. Carolina Rodrigues de Souza, também da UFSCar, e pelo Professor Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do IFSP Caraguatatuba.

Partindo da esquerda: Professores Josimeire, Ricardo, Douglas e Carolina, após a defesa do mestrado.Partindo da esquerda: Professores Josimeire, Ricardo, Douglas e Carolina, após a defesa do mestrado.

A dissertação versou sobre temas da área de ensino de física, de modo a refletir sobre as formas como o ensino desta disciplina pode colaborar para o desenvolvimento do modo de pensar científico por parte dos alunos em geral. O candidato teve a sua dissertação de mestrado aprovada pela banca, obtendo assim o título de mestre.

Após a defesa da dissertação, os estudantes do IFSP Caraguatatuba visitaram o prédio do Departamento de Matemática da UFSCar.

Professor Ricardo e alunos do IFSP no Departamento de Matemática da UFSCar.Professor Ricardo e alunos do IFSP no Departamento de Matemática da UFSCar.

Eles visitaram também o Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, onde foram guiados pela pedagoga Rosemeire Aparecida Trebi Curilla que apresentou as instalações existentes para dar suporte às diferentes atividades educacionais que acontecem neste espaço.

Pedagoga Rosemeire, alunos do IFSP Caraguatatuba e professor Ricardo no Núcleo de Formação de Professores da UFSCarPedagoga Rosemeire, alunos do IFSP Caraguatatuba e professor Ricardo no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar

Os alunos presentes afirmaram que foi muito importante conhecerem a realidade da defesa de uma dissertação de mestrado e externaram a vontade de continuar a vida acadêmica em algum curso de pós-graduação, após a conclusão de seu curso de Licenciatura em Matemática.