XADREZ

Xadrez Gigante é montado no andar de cima do prédio do IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 18h45 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 18h01

Em fevereiro de 2023, no espaço perto da lanchonete no andar de cima do prédio do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi montado o Xadrez Gigante (o tabuleiro de lona com as peças brancas e pretas). Este equipamento foi adquirido no âmbito do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba, no ano de 2021, por meio do uso de recursos financeiros aprovados para a execução do projeto “Meninas Cientistas Interdisciplinares” e fomentados pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, de acordo com o edital 495 de 04/12/2020.

Imagem 1 – Tabuleiro de Xadrez Gigante montadoImagem 1 – Tabuleiro de Xadrez Gigante montado

Foram adquiridas peças de Xadrez Gigante de cores brancas e pretas (como é o mais tradicional), bem como um tabuleiro na forma de uma lona em formato de um quadrado quadriculado com lados de 4 metros. O equipamento está sob a responsabilidade do professor Ricardo Plaza e pode ser usado em atividades de ensino, extensão e pesquisa.

O tabuleiro de Xadrez Gigante ficará montado neste espaço do andar de cima do IFSP-Caraguatatuba, perto da lanchonete, enquanto for possível, para que os alunos, que assim desejarem, possam jogar xadrez quando quiserem, de modo a usufruírem do equipamento e desenvolverem habilidades cognitivas propiciadas pelo hábito de jogar xadrez. Solicitamos que toda a comunidade do IFSP-Caraguatatuba procure zelar pela manutenção e integridade deste equipamento educacional, cuidando das peças e do tabuleiro para que todos possam usá-los no futuro.

Imagem 2- Victor e José, alunos da Licenciatura em Física, jogando xadrezImagem 2- Victor e José, alunos da Licenciatura em Física, jogando xadrez

O jogo de Xadrez é considerado uma excelente ferramenta educacional, pelo fato de favorecer o desenvolvimento de habilidades fundamentais como o raciocínio lógico-quantitativo, o raciocínio geométrico, a criatividade, o senso de estratégia, a capacidade de antevisão, a tomada de decisão, a concentração, o autocontrole e o respeito ao adversário e às leis do jogo.

Imagem 3 – Professor Ricardo Plaza e peças encaixotadas do Xadrez GiganteImagem 3 – Professor Ricardo Plaza e peças encaixotadas do Xadrez Gigante

Professores, servidores técnico-administrativos e alunos que quiserem realizar atividades educacionais específicas com o Xadrez Gigante adquirido para o IFSP-Caraguatatuba devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza para que sejam definidos os detalhes para que este uso ocorra de modo a manter este equipamento o mais íntegro possível.