FÍSICA

Webseminário Tratará dos Produtos Radioativos no Início do Século XX

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 08h39 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 08h44

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título do webseminário: “O lançamento de produtos radioativos no início do século XX e o discurso científico”

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste webseminário: a transmissão ao vivo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube acontecerá pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=ucdeUQYr_Pc>.

- Conferencista: Prof. Dr. Karel Pontes Leal.

- Dia e horário da atividade: 06 de novembro de 2023 (segunda-feira), a partir das 15h00.

- Resumo:

O webseminário “O lançamento de produtos radioativos no início do século XX e o discurso científico” será ministrado pelo Prof. Dr. Karel Pontes Leal em 06/11/2023, segunda-feira, a partir das 15h00, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravado após ocorrer. Em termos históricos, pouco tempo após as primeiras descobertas sobre a radioatividade, diferentes patentes foram pedidas para produtos contendo materiais radioativos. Este seminário discutirá algumas questões a respeito do desenvolvimento desses produtos, do contexto em que foram lançados e como a comunidade científica conseguiu apontar os perigos no manuseio dos elementos radioativos.

- Breve currículo:

Karel Pontes Leal é Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo na área da história das ciências, com uma tese sobre o período do desenvolvimento dos conhecimentos sobre radioatividade e a utilização do nome da ciência para o lançamento de produtos com radioatividade adicionada. Ele é também Mestre pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciência pela Universidade de São Paulo e Graduado em Licenciatura em Física pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2014). Atuou como professor no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus de Petrópolis, no curso de licenciatura em Física, e na rede particular de ensino nesta mesma cidade. Atualmente, ele é professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus de Caraguatatuba.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. O principal público-alvo é constituído pelos preceptores e pelos residentes da área (subprojeto) de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Entretanto, como a transmissão será aberta, ela poderá ser assistida por quaisquer interessados que poderão participar e fazer perguntas e comentários pelo chat do YouTube. Após o evento terminar, ele ficará gravado e disponível para ser assistido no YouTube com o mesmo link da transmissão. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será realizada de modo virtual e transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste webseminário.

- Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Essa é uma atividade promovida pela área (subprojeto) de Física do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), fomentado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.