FÍSICA

Webseminário tratará da construção das primeiras bombas atômicas

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 17h02 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 17h02

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título do webseminário: “Oppenheimer, Projeto Manhattan e a construção das bombas atômicas”

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste webseminário: a transmissão ao vivo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube acontecerá pelo link <https://www.youtube.com/live/y3cXgaSkZqg?si=W9GXq4BHHmihxzdR>.

- Conferencista: Prof. Dr. Alexandre Cesar Dourado Neves.

- Dia e horário da atividade: 16 de setembro de 2023 (sábado), a partir das 15h00.

- Resumo:

O webseminário “Oppenheimer, Projeto Manhattan e a construção das bombas atômicas” que será ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Cesar Dourado Neves em 16/09/2023, sábado, a partir das 15h00, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravado após ocorrer, abordará a trajetória do físico Julius Robert Oppenheimer (1904-1967) e a história da construção das primeiras bombas atômicas no contexto do denominado Projeto Manhattan que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Os conhecimentos acerca deste período da História da Ciência serão analisados tendo em vista a forma como podem colaborar com o Ensino de Ciências.

- Breve currículo:

Alexandre Cesar Dourado Neves é graduado em Ciências Físicas e Biológicas com habilitação em Licenciatura Plena em Física pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras (1993), Mestre em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996) e Doutor em Biofísica Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP (2003). Foi professor do Departamento de Física do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP de São José do Rio Preto, do departamento de Ciências Exatas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal, do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de Sorocaba. Foi também coordenador de mostras científicas do Centro Integrado de Ciência e Cultura-CICC de São José do Rio Preto. Atualmente é docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, Biofísica, Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Ensino de Física e Astronomia, Astrofotografia, Astrofísica, Alfabetização Científica e Filosofia da Mente.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. O principal público-alvo é constituído pelos preceptores e pelos residentes da área (subprojeto) de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Entretanto, como a transmissão será aberta, ela poderá ser assistida por quaisquer interessados que poderão participar e fazer perguntas e comentários pelo chat do YouTube. Após o evento terminar, ele ficará gravado e disponível para ser assistido no YouTube com o mesmo link da transmissão. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será realizada de modo virtual e transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste webseminário.

- Responsáveis pela atividade: Professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Josimar Fernando da Silva e Eduardo Rogério Gonçalves. Essa é uma atividade promovida pela área (subprojeto) de Física do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), fomentado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.