Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Webseminário da Residência Pedagógica abordou a história da ciência no ensino

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 16h12 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 16h12

Em 20 de maio de 2023, sábado, a partir das 14h30, ocorreu o webseminário de formação “História da Ciência no Ensino”, que foi ministrado, de modo remoto, pelo Prof. Dr. Winston Gomes Schmiedecke, docente do campus de São Paulo (capital) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este evento aconteceu no âmbito das atividades de formação do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP e foi organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que atua como Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Este é o segundo de uma série de webseminários mensais de formação na área de Física destinados prioritariamente para os preceptores da Residência Pedagógica, mas que podem ser assistidos por licenciandos (bolsistas residentes ou não), bem como por interessados em geral pelos temas abordados. Participaram também da transmissão deste webseminário o Prof. Dr. Daniel de Andrade Moura (docente de Física do campus de São Paulo do IFSP) e dos estudantes universitários, Elian Fernando Aliendi Moura e Livia Jeniffer Faria da Silva, do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, e Emily Nitchely de Jesus Passos, do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Este webseminário foi transmitido de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o vídeo com a sua gravação (com duração de 2 horas e 6 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/live/ErSsyuoBdPU?feature=share>. A aluna Livia Jeniffer Faria da Silva é bolsista no projeto de pesquisa de iniciação científica “Ações educacionais e de divulgação científica sobre a participação das mulheres na Matemática” (com bolsa PIBIFSP) sob a orientação do professor Ricardo Plaza, enquanto a aluna Emily Nitchely de Jesus Passos é bolsista no projeto de pesquisa de iniciação científica “Atividades de Ensino e Divulgação Científica envolvendo a presença das Mulheres na Física” (com bolsa PIBIFSP) também sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 1 – Professor Winston Gomes SchmiedeckeImagem 1 – Professor Winston Gomes Schmiedecke

O professor Winston Gomes Schmiedecke é bacharel e licenciado em Física, além de mestre em História da Ciências pela PUC-SP e doutor em Ensino de Ciências pela USP-SP. Ele tem sido professor das redes pública e particular de ensino há mais de três décadas, promovendo pesquisas em ensino de ciências acerca de temáticas diversas, como História da Ciência, Resolução de Problemas, CTSA (educação com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e Experimentação, bem como em estudos relacionados à Ciência Nacional e suas interlocuções com o Ensino de Física. Atuou no Pibid por 12 anos – 5 dos quais na coordenação – e colabora junto ao Inep como elaborador e revisor de itens para o ENEM desde 2010. Atualmente é orientador de Física da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física do campus de São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), instituição na qual leciona.

Imagem 2 – Ricardo, Livia, Emily, Winston, Daniel e Elian FernandoImagem 2 – Ricardo, Livia, Emily, Winston, Daniel e Elian Fernando

O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP agradece muito ao professor Winston Gomes Schmiedecke por ter aceitado o convite para realizar este seminário de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide do início do webseminário do professor WinstonImagem 3 – Slide do início do webseminário do professor Winston

A apresentação do professor Winston dividiu-se basicamente em 3 partes: 1. História da Ciência e Ensino de Ciências; 2. Historiografia da Ciência; 3. Estudo de caso. Em particular o professor Winston salientou a importância conferida para a História da Ciência no processo de aprendizagem, por documentos oficiais norteadores de políticas educacionais, como foram os PCN+ (Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio) que destacava a relevância de compreender a construção do conhecimento físico como um processo histórico, em estreita relação com as condições sociais, políticas e econômicos de uma determinada época. No estudo de caso, o professor Winston trabalhou com algumas questões relacionadas à história da física de foguetes e à corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética na segunda metade do século 20.

Imagem 4 – Slide com a letra da música Tendo a LuaImagem 4 – Slide com a letra da música Tendo a Lua

Perguntas, reflexões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação pelo chat da transmissão simultânea feita pelo YouTube. O professor Winston respondeu a vários dos questionamentos de modo a deixar mais claros os conceitos e temas tratados.

Imagem 5 – Slide sobre o satélite SputinikImagem 5 – Slide sobre o satélite Sputinik

O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é executado em sete cursos de Licenciatura em Física que transcorrem nos campi das seguintes cidades: São Paulo, Caraguatatuba, Birigui, Votuporanga, Piracicaba, Registro e Itapetininga.

Imagem 6 – Slide sobre foguetes soviéticosImagem 6 – Slide sobre foguetes soviéticos

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (órgão do governo federal), que tem por finalidade apoiar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior (IES), contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Seus objetivos são: fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Os alunos licenciandos que são bolsistas residentes do PRP recebem uma bolsa mensal que em fevereiro de 2023 no valor de R$ 700,00 e devem ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período (semestre). Eles atuam em escolas das redes públicas de ensino junto a aulas de professores destas escolas (os denominados preceptores) de modo a colaborar para melhorar a qualidade de ensino destes estabelecimentos.

Imagem 7 – Slide sobre a História da NASAImagem 7 – Slide sobre a História da NASA

Agradecemos o Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que divulgou a realização deste webseminário por meio do artigo intitulado “História da Ciência no Ensino” disponível no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/484-historia-da-ciencia-no-ensino>.

Imagem 8 – Divulgação deste webseminário feito pelo Portal Píon da SBFImagem 8 – Divulgação deste webseminário feito pelo Portal Píon da SBF

Outros webseminários como este serão realizadas mensalmente no âmbito do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP até o final do ano de 2023; o seu objetivo é colaborar com a formação dos preceptores que atuam na Residência Pedagógica, bem como, por extensão, dos próprios residentes. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza ou qualquer outro docente-orientador do Subprojeto da área de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP para obterem mais informações.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página