Início > Noticias > Webconferência versará sobre o tema “Os construtores do Cosmos”
FÍSICA

Webconferência versará sobre o tema “Os construtores do Cosmos”

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 18h48 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 18h48

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título do webseminário: “Os construtores do Cosmos”

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste webseminário: a transmissão ao vivo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube acontecerá pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=nPtBwaBDUUw>.

- Conferencista: Prof. Dr. Mario Novello.

- Dia e horário da atividade: 08 de dezembro de 2023 (sexta-feira), a partir das 14h00.

- Resumo:

Nesta webconferência intitulada “Os Construtores do Comos” que será ministrada pelo Prof. Dr. Mario Novello, no dia 08/12/2023, sexta-feira, a partir das 14h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube (onde ficará gravada após o evento terminar), será abordado como, nas últimas décadas, os cientistas começaram a abandonar o modelo de um cosmos singular (Big Bang) – que impede a descrição racional completa do universo – para examinar as propriedades do modelo de universo eterno (Big Bounce) que permite ir além do momento extremamente condensado do universo, promovendo a análise do mecanismo de variação do volume total do espaço. Só assim é possível continuar com o programa instituído pelos pais fundadores da ciência do universo, como Kepler, Brahe, Newton e Galileu. Nesta conferência, será examinada a evolução da Cosmologia ao longo do século 20 e a revolução em curso associada à dependência cósmica das leis físicas.

- Breve currículo:

Mario Novello foi nomeado em 2012 Professor Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) por sua atuação como cientista e formador de cientistas durante os 40 anos que trabalhou como pesquisador nessa instituição. Recebeu em 2004, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon (França) por seus estudos sobre modelos cosmológicos sem singularidade. Recebeu em 2006 um prêmio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas por ter sido o cientista que mais orientou trabalhos de mestrado e doutorado na história do CBPF. Elaborou em 1979 o primeiro modelo cosmológico com solução analítica que possui "bouncing" (ricochete), isto é, neste modelo o Universo possui uma fase anterior de colapso, onde o volume total do espaço diminuiu com o tempo, atingido um valor mínimo e, depois, passando a se expandir. Foi nomeado em 2008 "Cesare Lattes ICRANet Professor" pelo Comitê Científico do “International Center for Relativistic Astrophysics” (ICRANet), presidido pelo Prêmio Nobel da Física de 2002, Riccardo Giacconi. Em novembro de 2010 foi homenageado pela Comunidade Científica Internacional com o I Symposium Mario Novello on Boucing Models. Em agosto de 2012 foi homenageado com o 70th Anniversary Symposium Mario Novello. Criou em 1976 o grupo de Cosmologia e Gravitação no CBPF, inaugurando em nosso país o estudo sistemático da Cosmologia. Em 2003 criou o Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA) que foi alocado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia sob o guarda-chuva institucional do CBPF. Possui doutorado em Física pela Université de Génève (1972) sob a orientação do Professor J. M. Jauch e possui mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1968) sob orientação do Professor José Leite Lopes. Escreveu, entre outros livros, "O que é Cosmologia?" pela Editora Jorge Zahar, onde identifica a função da Cosmologia como uma refundação da Física. Em 2017, recebeu o prêmio Jabuti pelo livro "Os Cientistas da Minha Formação". Para mais informações sobre os trabalhos do professor Mario Novello, acesse o site “Cosmos & Contexto” no link <https://cosmosecontexto.org.br/a-revista/>.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Entretanto, como a transmissão será aberta, ela poderá ser assistida por quaisquer interessados que poderão participar e fazer perguntas e comentários pelo chat do YouTube. Após o evento terminar, ele ficará gravado e disponível para ser assistido no YouTube com o mesmo link da transmissão. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será realizada de modo virtual e transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste evento.

- Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e Jonathan Campos Souza (estudante de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.