Paleontologia

Webconferência tratou das relações entre a paleontologia e a educação científica

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 09h01 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 09h04

Em 16 de setembro de 2022, sexta-feira, a partir das 15h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, intitulada “PaleoZOO BR: Lições do passado, aprendizado no presente e expectativas para o futuro”, que teve como conferencista o Prof. Me. Felipe Alves Elias. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pela estudante Michele Feitosa de Araujo, contando também com o apoio dos estudantes Kamily da Silva Xavier e Marcos Vinícius de Andrade Rodrigues Pimentel. No IFSP-Caraguatatuba, Michele e Kamily são estudantes do curso de Licenciatura em Física, enquanto Marcos estuda no curso de Licenciatura em Matemática. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” (sob a coordenação do professor Ricardo Plaza), que conta com Kamily como bolsista. Michele é orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ciências da Terra, ensino de Física e divulgação científica”, com bolsa PIBITI do CNPq. Marcos, por sua vez, atua de modo voluntário em atividades de ensino, extensão e pesquisa, como essa, também sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Essa atividade que foi promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 17 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/q7LZHL0Nqvo>.

Imagem 1 – Professor Felipe Alves EliasImagem 1 – Professor Felipe Alves Elias

Felipe Alves Elias possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos (2002), mestrado em Geociências (modalidade Geologia Regional) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2006) e, também, mestrado em Museologia, pela Universidade de São Paulo (2015). As suas áreas de pesquisa são Comunicação Museológica; Divulgação Científica; Ilustração Científica; Paleontografia; Paleontologia Geral; Paleozoologia de Vertebrados. Felipe é responsável pelo site “PaleoZoo Brazil” que pode ser acessado pelo link <www.paleozoobr.com> e pelo canal do YouTube de mesmo nome que pode ser acessado pelo link <https://www.youtube.com/c/PaleoZooBrazil>. O professor Felipe trabalha no Museu de Zoologia da USP, cujo site, que apresenta diversos recursos e informações interessantes, pode ser acessado pelo link <www.mz.usp.br>.

Imagem 2 – Ricardo, Kamily, Felipe, Michele e MarcosImagem 2 – Ricardo, Kamily, Felipe, Michele e Marcos

A equipe que organizou esta atividade agradece muito ao professor Felipe pelo aceite ao convite enviado pela bolsista Michele para que realizasse essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

Imagem 3 Slide inicial apresentado pelo professor FelipeImagem 3 Slide inicial apresentado pelo professor Felipe

No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Kamily, Michele e Marcos se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, foram apresentados a trajetória acadêmica e os trabalhos do professor Felipe e passou a palavra a ele para que iniciasse a conferência.

Imagem 4 – Slide apresentado com frase de Stephen Jay GouldImagem 4 – Slide apresentado com frase de Stephen Jay Gould

Durante a webconferência, o professor Felipe destacou dois campos de conhecimento que costumam muito atrair o interesse das pessoas para assuntos científicos: a paleontologia e a astronomia. No caso da ciência da paleontologia, ele destacou que ela se dedica que em registrar e contar a história da biodiversidade do nosso planeta, por meio, por exemplo, dos fósseis que podem ser considerados como “testemunhas”, neste contexto. Sobre a megafauna do quaternário que existia no Brasil, o professor Felipe lembrou que até cerca de 3 milhões de anos no passado, a América do Sul estava isolada dos outros continentes e foi aproximadamente nessa época que, a partir da atividade geológica, se levantou a América Central que se tornou uma ponte de terra para a América do Norte.

Imagem 5 – Slide sobre o site PaleoZoo BrazilImagem 5 – Slide sobre o site PaleoZoo Brazil

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Em particular, agradecemos à participação de todos que pelo chat do YouTube se manifestaram com perguntas e reflexões acerca dos temas tratados.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.