Webconferência tratou da história das Mulheres na Matemática

Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 14h34 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 14h34

Em 30 de setembro de 2021, quinta-feira, a partir das 17h, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “Mulheres na Matemática”, que teve como conferencistas a Profa. Dra. Ana Maria Luz Fassarella do Amaral, docente de Universidade Federal Fluminense (UFF), e a estudante Izabella Chemello Bersani de Souza, aluna do curso de Licenciatura em Matemática do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e bolsista do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Esta atividade também contou com a participação da Profa. Dra. Regina Thaíse Ferreira Bento, que é docente de matemática do IFSP-Caraguatatuba, e da licencianda em matemática Camila Alves Ferreira, que também é bolsista do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”. O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido por Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti, alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 39 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/Z-SsuhplzCU>. Essa foi uma webconferência promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Ana Maria Luz Fassarella do AmaralImagem 1 – Professora Ana Maria Luz Fassarella do Amaral

A professora Ana Maria Luz Fassarella do Amaral é docente da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve, como vice-coordenadora, o projeto extensionista “Mulheres na Matemática” que tem como objetivo geral atrair jovens alunas para a carreira de matemática e é responsável pela criação do site “Mulheres na Matemática” (disponível no link <http://mulheresnamatematica.sites.uff.br/>) cujo objetivo é transmitir e difundir conhecimentos sobre a participação feminina na Matemática. A professora Ana Maria é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001), com mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009); entre setembro de 2014 e fevereiro de 2016, ela realizou seu Pós-Doutorado na Université de Rennes 1, França.

Imagem 2 - Licencianda Izabella Chemello Bersani de SouzaImagem 2 - Licencianda Izabella Chemello Bersani de Souza

A equipe que organizou o evento agradece muito a professora Ana Maria por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Professora Regina Thaíse Ferreira BentoImagem 3 – Professora Regina Thaíse Ferreira Bento

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou as professoras Ana Maria e Regina, bem como os licenciandos que estavam participando da organização da atividade. Ele lembrou a importância da realização de eventos como este, sobretudo para combater preconceitos e, em especial, estereótipos associados a gênero.

Imagem 4 – Ricardo, Regina, Giovanni, Izabella, Ana Maria, Bruna e CamilaImagem 4 – Ricardo, Regina, Giovanni, Izabella, Ana Maria, Bruna e Camila

A professora Ana Maria iniciou a sua apresentação abordando uma pergunta central: “Por que é importante falar da história das Mulheres na Matemática?” Ela argumentou que muitas vezes a forma como a matemática é apresentada transmite a ideia de que fazer matemática é algo somente para os homens. Esse pode ser um dos fatores que façam as meninas se sentirem desestimuladas para seguir a carreira matemática: a falta de modelos femininos para se identificarem. Portanto conhecer a história das mulheres que foram pioneiras em sua época pode incentivar na divulgação de modelos a serem seguidos pelas meninas.

Imagem 5 - Slide apresentado pela professora Ana MariaImagem 5 - Slide apresentado pela professora Ana Maria

Na sequência, a licencianda Izabella Chemello Bersani de Souza fez uma apresentação na qual procurou destacar algumas matemáticas que foram importantes na história, tais como Hipátia de Alexandria e Emmy Noether.

Imagem 6 - Slide apresentado por Izabella ChemelloImagem 6 - Slide apresentado por Izabella Chemello

Muitas reflexões e perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Algumas das reflexões e perguntas colocadas no chat foram lidas e debatidas pelos conferencistas.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.