Webconferência tratará do tema "Pós-verdade para quem?"

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 16h50 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 16h50

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título do webseminário: “Pós-verdade para quem?”

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste webseminário: a transmissão ao vivo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube acontecerá pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=QNEn3BCfjSs>.

- Conferencista: Profa. Dra. Katemari Rosa.

- Dia e horário da atividade: 13 de dezembro de 2023 (quarta-feira), a partir das 10h da manhã.

- Resumo:

A webconferência intitulada “Pós-verdade para quem?” será ministrada pela Profa. Dra. Katemari Rosa, a partir das 10h da manhã de 13/12/2023, quarta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela buscará trazer reflexões sobre a construção do sistema de verdades no qual se fundamenta a ciência moderna e contemporânea, bem como o ensino de ciências. Nessa discussão, será argumentado que esses campos sempre se basearam numa lógica científica branca que nega o conhecimento produzido por corpos negros. Nesse sentido, as atuais preocupações da comunidade branca de ensino e divulgação de ciências, em relação ao negacionismo científico e à construção de narrativas que negam as produções da ciência branca, desconsideram que esse sempre foi o comportamento que tiveram com as epistemologias negras e os conhecimentos produzido pelos "outros". Serão apresentados exemplos de conhecimentos considerados como fatos objetivos que, na realidade, são fatos produzidos por uma comunidade racista. Esses fatos fabricados continuam sendo reproduzidos na educação científica, contribuindo para a perpetuação do racismo em nossa sociedade.

- Breve currículo:

Katemari Rosa é graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde atua como Coordenadora de Programas e Projetos na Pró-Reitoria de Extensão. Tem experiência em pesquisa em ensino de física e formação de professoras e professores de física, a partir de referenciais teóricos feministas, pós críticos e decoloniais. Seus interesses envolvem a pesquisa e a prática em ensino de física, formação de educadoras e educadores, física nas séries iniciais e discussões que envolvem as interseccionalidades de gênero, sexualidades, raça, etnia e status socioeconômico na construção e no ensino das ciências.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Entretanto, como a transmissão será aberta, ela poderá ser assistida por quaisquer interessados que poderão participar e fazer perguntas e comentários pelo chat do YouTube. Após o evento terminar, ele ficará gravado e disponível para ser assistido no YouTube com o mesmo link da transmissão. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será realizada de modo virtual e transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste evento.

- Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba), Livia Jeniffer Faria da Silva (estudante de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e Carmen Dolores de Oliveira (estudante de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba).

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.