Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Matemática

Webconferência tratará das relações entre matemática, neurociência e cognição

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 19h08 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 19h09

Imagem - Cartaz da webconferência de 10 de novembro de 2022Imagem - Cartaz da webconferência de 10 de novembro de 2022 

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

Título da webconferência: “Matemática e Neurociência: o estudo da cognição e a aprendizagem em Matemática”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/ztCowhIKYhg>.

Conferencista: Prof. Me. Fernando Moreira Barnabé.

Dia e horário da atividade: 10 de novembro de 2022 (quinta-feira), a partir das 16h.

Resumo: A webconferência “Matemática e Neurociência: o estudo da cognição e a aprendizagem em Matemática” que será ministrada pelo Prof. Me. Fernando Moreira Barnabé em 10/11/2022, quinta-feira, a partir das 16h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, refletirá sobre o processo de aprender Matemática que já foi um dos maiores tabus da Educação Básica brasileira (talvez até mundial), mas que nos últimos tempos está se desmanchando diante das pesquisas no campo da neurociência, mais especificamente, no que diz respeito à cognição e aprendizagem. Serão abordadas discussões sobre como surge a matofobia (o medo ou aversão à Matemática) e será reforçada a importância do erro na aprendizagem da Matemática e o papel fundamental da resolução de problemas, respaldado por evidências neurocientíficas.

Breve currículo da conferencista:

Fernando Moreira Barnabé é Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É autor e editor de diversos livros didáticos, atuando no campo da Educação Matemática em todos os níveis de ensino. Com experiência no trabalho com Formação de Professores, foi um dos Especialistas de Matemática do Time de Autores na produção de planos de aula da Associação Nova Escola. Foi integrante do Grupo EMFoco (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática) em Salvador (BA). Atua principalmente nos seguintes temas: matemática, educação, educação matemática, formação de professores, pedagogia, jogos no ensino da matemática, relações entre música e matemática, história da matemática, resolução de problemas, história da educação matemática, e neurociência e matemática.

Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação nesta webconferência.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Thamiris Pacheco dos Santos. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que tem como bolsistas as estudantes Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.

registrado em:
Fim do conteúdo da página