Webconferencia tratará da História da circulação de artefatos entre continentes

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 18h16 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 18h18

Imagem - Cartaz da webconferência de 23 de novembro de 2022Imagem - Cartaz da webconferência de 23 de novembro de 2022

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título da webconferência: “Patrimônios Compartilhados”.

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/3bPxDq62EIQ>.

- Conferencista: Thales Gayean.

- Dia e horário da atividade: 23 de novembro de 2022 (quarta-feira), a partir das 19:30.

- Resumo: A webconferência “Patrimônios Compartilhados” que será ministrada pelo professor Thales Gayean no dia 23 de novembro de 2023, quarta-feira, a partir das 19:30, com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, abordará a circulação de artefatos e registros entre os continentes (África, América e Europa), os seus usos, ressignifcados e espoliações, e as consequências e possibilidades que esse contexto nos traz.

- Breve currículo do conferencista:

Thales Gayean é técnico em Conservação e Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), bacharel em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e atualmente cursa o mestrado em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). Já integrou a equipe de conservação do Museu Afro Brasil (SP), e foi docente na Fundação de Arte de Ouro Preto. No momento atua em Luanda, Angola, na capacitação de técnicos angolanos em práticas de conservação e restauro, no projeto "Conservação no MNA", parceria entre o Goethe-Institut Angola e o Museu Nacional de Antropologia (MNA) em Luanda.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação nesta webconferência.

- Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Liane Laura Peixoto Guimarães. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que tem como bolsistas as estudantes Liane Laura Peixoto Guimarães e Lucas Vassão de Andrade Silva. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.

Fonte: Ricardo Roberto Plaza Texeira