ASTROFÍSICA

Webconferência tratará da estrutura e da evolução da nossa Galáxia

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 20h05 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 21h35

Imagem - Cartaz da webconferência de 21 de outubro de 2022Imagem - Cartaz da webconferência de 21 de outubro de 2022

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título da webconferência: “A Galáxia: Estrutura e Evolução”.

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link.

- Conferencista: Prof. Dr. Walter Junqueira Maciel.

- Dia e horário da atividade: 21 de outubro de 2022 (sexta-feira), a partir das 15h.

- Resumo: A webconferência “A Galáxia: Estrutura e Evolução” que será realizada no dia 21/10/2022, sexta-feira, a partir das 15h, com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, será ministrada pelo Prof. Dr. Walter Junqueira Maciel e versará sobre a nossa Galáxia, a Via Láctea, que é uma galáxia espiral que contém o Sistema Solar e cerca de 200 bilhões de estrelas. Nesta videoconferência serão apresentadas as suas principais características físicas, seus componentes e alguns aspectos de sua evolução química e dinâmica.

- Breve currículo da conferencista:

Walter Junqueira Maciel concluiu a graduação em Física pela UFMG em 1970, o mestrado em Astronomia pelo ITA em 1973, o doutorado em Astronomia pela USP em 1977 e pós-doutorado na Rijksuniversiteit Groningen, na Holanda. É professor titular da Universidade de São Paulo, onde trabalha desde 1974. Tem experiência nas áreas de Astrofísica estelar e do meio interestelar e em evolução química de galáxias. Publicou cerca de uma centena de artigos em revistas internacionais, oitenta artigos em anais de congressos internacionais, setenta artigos em publicações nacionais e é autor/editor de diversos textos didáticos e livros como “Astrophysics of the Interstellar Medium” (Springer 2013), “Hydrodynamics and Stellar Winds: An Introduction” (Springer 2014), “Introduction to Stellar Structure” (Springer 2015) e “500 Exercícios Resolvidos de Astrofísica” (IAG/USP 2020), cuja versão em pdf pode ser obtida no link.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação nesta webconferência.

- Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Higor Felipe Gonçalves de Arruda. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e e que tem como bolsistas as estudantes Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.