Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
MATEMÁTICA

Webconferência do professor Carlos Mathias tratou da Matemática para a Paz

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 20h34 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 20h34

Em 11 de novembro de 2022, sexta-feira, a partir das 15h, ocorreu uma atividade de extensão de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Matemática para a Paz”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta. Esse evento foi organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e contou com o apoio do aluno Marcos Vinícius de Andrade Rodrigues Pimentel do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e do aluno Lucas Vassão de Andrade Silva do curso Técnico em Meio Ambiente. O convite para o professor Carlos Mathias realizar esta webconferência foi feito pela estudante Thamiris Pacheco dos Santos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 hora e 43 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/rGmuMdCtXz4>. Essa webconferência foi promovida com apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

 

Imagem 1 – Professor Carlos MathiasImagem 1 – Professor Carlos Mathias

O professor Carlos Mathias é Graduado, Mestre e Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura. Desenvolveu o DRUMMATH, uma metodologia de ensino de Matemática para deficientes visuais que utiliza apenas sons e atividades motoras. Atua nas áreas de Avaliações em Larga Escala (Elaboração de Itens, Interpretações Pedagógicas, Elaboração de Matrizes Interpretação de Escalas de Proficiência), História e Filosofia da Matemática. É músico profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB - baterista) desde 1993 e coordenador do Programa Matemática Humanista (Facebook, YouTube, Instagram e Twitter), que atua na divulgação da Filosofia Humanista da Matemática e suas implicações em ensino, aprendizagem, avaliação e currículo. O site “Matemática Humanista” pode ser acessado pelo link <https://www.matematicahumanista.com.br/> e o canal “Matemática Humanista” do YouTube pode ser acessado pelo link <https://www.youtube.com/c/Matem%C3%A1ticaHumanista>.

  

Imagem 2 - Ricardo, Carlos, Lucas e MarcosImagem 2 - Ricardo, Carlos, Lucas e Marcos

Lucas atualmente é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” sob a orientação do professor Ricardo Plaza; Thamiris até outubro de 2022 foi bolsista deste mesmo projeto de extensão que é fomentado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP. Marcos por sua vez é orientado voluntário do professor Ricardo Plaza em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Imagem 3 – Slide inicial apresentado pelo professor Carlos MathiasImagem 3 – Slide inicial apresentado pelo professor Carlos Mathias

A equipe que organizou o evento agradece muito ao professor Carlos por ter aceitado o convite feito por Thamiris para realizar essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No começo da webconferência, foram fornecidas as informações iniciais sobre como o evento iria ocorrer e na sequência o professor Carlos Mathias foi apresentado.

Imagem 4 – Slide sobre a importância da Educação para a PazImagem 4 – Slide sobre a importância da Educação para a Paz

A apresentação do professor Carlos Mathias tratou de temas como o currículo e a tradição absolutista do conhecimento matemático, com o intuito de propor os rompimentos necessários às reflexões sobre a matemática humanista, uma matemática para a Paz. O professor Carlos destacou que a escola tem que ser um local de produção de conhecimento e de saber, e, portanto, as escolas têm que estar no controle das suas práticas pedagógicas; na escola tem que existir debate, tem que haver vida, e, para isso, o aluno tem que ter protagonismo. Assim, a matemática é uma ferramenta para resolver problemas, mas na escola, geralmente não se dá tanta ênfase para os problemas, mas sim à ferramenta; a matemática não é um fim, mas é um meio.

Imagem 5 – Slide sobre a Matemática na EscolaImagem 5 – Slide sobre a Matemática na Escola

Quem quiser conhecer melhor os trabalhos do professor Carlos Mathias, pode assistir quatro vídeos curtos (com menos de 10 minutos cada um) da playlist “4 Videotextos da Matemática Humanista” (cujo link é <https://www.youtube.com/playlist?list=PL8ryYcI1cDHpaBrzU3uLNta4h6eGoRnkO>) existente em seu canal “Matemática Humanista” do YouTube. Estes 4 vídeos são intitulados: “Matemática e o Tempo: entre o exato e o humano”; “As Experiências Matemáticas”; “Popularização do Conhecimento Matemático: para além do jogo entre o Divino e o Comum”; “Matemáticas, o Meio e o Medíocre”.

Imagem 6 – Slide apresentado pelo professor Carlos MathiasImagem 6 – Slide apresentado pelo professor Carlos Mathias

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página