MATEMÁTICA

Webconferência do IFSP-Caraguatatuba versará sobre a Matemática para a Paz

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 20h49 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 21h23

Imagem - Cartaz da webconferência de 11 de novembro de 2022Imagem - Cartaz da webconferência de 11 de novembro de 2022

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título da webconferência: “Matemática para a Paz”.

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/rGmuMdCtXz4>.

- Conferencista: Prof. Dr. Carlos Mathias.

- Dia e horário da atividade: 11 de novembro de 2022 (sexta-feira), a partir das 15h.

- Resumo: A webconferência “Matemática para a Paz” que será ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta em 11/11/2022, sexta-feira, a partir das 15h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, abordará a tradição curricular moderna de currículo e a tradição absolutista do conhecimento matemático, com o intuito de propor rompimentos necessários às reflexões sobre a matemática humanista, uma matemática para a Paz.

- Breve currículo da conferencista:

Carlos Eduardo Mathias Motta é Graduado, Mestre e Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor do IME, entre 1990 e 1993, e da UFRRJ, entre 1994 e 2009. Possui pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura. Desenvolveu o DRUMMATH, uma metodologia de ensino de Matemática para deficientes visuais que utiliza apenas sons e atividades motoras. Atua nas áreas de Avaliações em Larga Escala (Elaboração de Itens, Interpretações Pedagógicas, Elaboração de Matrizes Interpretação de Escalas de Proficiência), História e Filosofia da Matemática. Nos anos de 2011, 2014, 2017 e 2021 coordenou a correção nacional das questões discursivas do ENADE, relativas aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Em 2012, participou da equipe de Interpretação e Elaboração da Escala do ENEM e na Capacitação de Elaboradores de Itens de Matemática para o SAEB (5º ano EF e 3º ano EM). Elaborou os vídeos instrucionais sobre as estatísticas clássicas e TRI no Projeto Devolutivas Pedagógicas INEP/MEC. É coordenador do Programa Matemática Humanista (Facebook, YouTube, Instagram e Twitter), que atua na divulgação da Filosofia Humanista da Matemática e suas implicações em ensino, aprendizagem, avaliação e currículo. É músico profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB - baterista) desde 1993.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação nesta webconferência.

- Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Thamiris Pacheco dos Santos. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e e que tem como bolsistas as estudantes Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.

fonte: Ricardo Roberto Plaza Texeira