Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ciência

Webconferência do IFSP-Caraguatatuba tratou do tema das Mudanças Climáticas

Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 14h52 | Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 14h52

Em 06 de dezembro de 2021, segunda-feira, a partir das 17h, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “Mudanças Climáticas”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Paulo Eduardo Artaxo Netto, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e contou com o apoio dos estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo, José Eurípedes Bezerra Brito, Giovanni Dedonatti e Bruna Souza de Medeiros Nunes, todos eles alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 41 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/YNsBJwNHeXY>. Essa foi uma webconferência promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”

Imagem 1 - Professor Paulo ArtaxoImagem 1 - Professor Paulo Artaxo

O professor Paulo Artaxo realizou sua graduação em Física pela Universidade São Paulo (1977), mestrado em Física Nuclear pela USP (1980) e doutorado em Física Atmosférica pela USP (1985). Trabalhou na NASA (Estados Unidos) e nas Universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos). Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbana e outros temas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da World Academy of Sciences (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). É membro da equipe do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007, e de vários outros painéis científicos internacionais. Em 2006 foi eleito fellow da American Association for the Advancement of Sciences. Em 2007 recebeu o prêmio de Ciências da Terra da TWAS e o Prêmio Dorothy Stang de Ciências e Humanidades de 2007. Em 2009 foi agraciado com o título de Doutor em Filosofia Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Em 2010 recebeu o prêmio Fissan-Pui-TSI da International Aerosol Research Associations. Também recebeu em 2010 a Ordem do Mérito Científico Nacional, na qualidade de comendador, e em 2018 na qualidade de Grão Cruz. Em 2016 recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto outorgado pelo CNPq, Marinha, MCTI e Fundação Conrad Wessel. É Pesquisador Emérito do CNPq. Recebeu o prêmio de “Most Influential Researcher” da Clarivate Analytics em 2014, 2015, 2018, 2019 e 2020.

Imagem 2 - Ricardo, Rodrigo, José, Paulo Artaxo, Bruna e GiovanniImagem 2 - Ricardo, Rodrigo, José, Paulo Artaxo, Bruna e Giovanni

Dentre os licenciandos em Física que colaboraram para a organização deste evento, Rodrigo é bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, enquanto José Eurípedes é orientado de modo voluntário em atividades de pesquisa sobre temas de astrobiologia pelo professor Ricardo Plaza, além de ser também bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Finalmente, Giovanni e Bruna são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza.

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Paulo Artaxo por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 - Início da apresentação do professor Paulo ArtaxoImagem 3 - Início da apresentação do professor Paulo Artaxo

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou a atividade e explicou o modo como ela iria transcorrer. O professor Ricardo lembrou que ele e o professor Paulo Artaxo foram ambos orientados durante o mestrado pelo Prof. Dr. Iuda Goldman, professor titular do Instituto de Física da USP. Durante a atividade foi lembrada a importância da realização de eventos como este, sobretudo para ajudar a difundir conhecimentos com embasamento científico acerca de um tema tão importante quanto as mudanças climáticas. O título completo da apresentação feita pelo professor Paulo Artaxo foi “Mudanças climáticas, IPCC, COP-26 e sustentabilidade global”.

Imagem 4 - Slide sobre a evolução do desmatamento da floresta amazônica entre 1977 e 2021Imagem 4 - Slide sobre a evolução do desmatamento da floresta amazônica entre 1977 e 2021

O professor Paulo Artaxo iniciou a sua apresentação lembrando que o sistema socioeconômico hegemônico vigente desde o século XVIII está mudando o planeta Terra de muitas maneiras diferentes, com efeitos no sistema climático terrestre que terão cada vez mais impactos na nossa estrutura socioeconômica. Foram apresentados dados mostrando que o homem vem aquecendo o planeta a uma taxa sem precedentes no passado recente: o momento anterior em que tivemos temperaturas similares às atuais foi durante o último período interglacial que ocorreu há cerca de 100 mil anos. Além disso, os dados deixam claro de modo inequívoco que o aquecimento da temperatura média planetária que estamos vivenciando só pode ser explicado se for levada em consideração a ação do homem.

Imagem 5 - Slide mostrando a evolução histórica da temperatura do planeta TerraImagem 5 - Slide mostrando a evolução histórica da temperatura do planeta Terra

Muitas reflexões e perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Algumas das reflexões e perguntas colocadas no chat foram lidas e debatidas durante o evento.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página