Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Webconferência do IFSP-Caraguatatuba abordou a Evolução Química da Via Láctea

Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 10h59 | Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2022, 10h59

Em 05 de maio de 2022, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Evolução Química da Via Láctea”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Alan Alves Brito, docente do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda, contando também com o apoio dos estudantes Nicoli Rocha Santos e José Euripedes Bezerra Brito, todos eles do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 hora e 3 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/sBugS705BTs>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Alan Alves BritoImagem 1 – Professor Alan Alves Brito

O professor Alan Alves Brito Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Realizou estágios de doutorado no Chile (Alfa/LENAC), Estados Unidos (FAPESP) e Austrália (Sanduíche CAPES). Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Tem trabalhado em pesquisa em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. É autor de livros de educação e divulgação em ciências, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020 (“Astrofísica para a educação básica: a origem dos elementos quí­micos no universo”). Mais informações sobre o professor Alan podem ser obtidas no link <https://www.if.ufrgs.br/~aabrito/>. Em particular, o seu livro “Astro-Antropo-LÓGICAS” na versão pdf pode ser acessado gratuitamente pelo link <http://www.if.ufrgs.br/~aabrito/files/astro_antropo_logicas.pdf>.

Imagem 2 - Ricardo, José, Higor, NIcoli e AlanImagem 2 - Ricardo, José, Higor, NIcoli e Alan

Higor é orientado pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela FAPESP no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”. A partir de estudos realizados por Higor no seu projeto de iniciação científica, ele pesquisou artigos acadêmicos escritos pelo professor Alan Alves Brito sobre temas relacionados ao seu objeto de investigação e, como decorrência disto, enviou um e-mail para o professor Alan convidando-o para realizar uma webconferência, convite este que foi generosamente aceito. Nicoli é orientada pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa PIBIFSP (fomentada pelo próprio IFSP), no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências”. José é orientado pelo professor Ricardo Plaza em pesquisas sobre astrobiologia e ensino.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor AlanImagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor Alan

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Alan por ter aceitado realizar essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Higor, Nicoli e José, se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 4 – Slide sobre livro escrito pelo professor AlanImagem 4 – Slide sobre livro escrito pelo professor Alan

A apresentação do professor Alan iniciou sobre temas como a Teoria do Big Bang, o modelo Lambda-CDM (o modelo padrão cosmológico), a composição química do Universo, a matéria escura e a energia escura. O professor Alan lembrou que no âmbito da astrofísica, são chamados de “metais” todos os elementos químicos que não são nem Hidrogênio, nem Hélio. Sobre a Tabela Periódica, ele destacou que ela está associada a conhecimentos e informações de diferentes áreas além da Química, como Física, Astrofísica, Biologia, História da Ciência e Tecnologia. Também foi ressaltado durante a apresentação que já foram descobertos milhares de exoplanetas e que é importante estudar a química envolvendo estes objetos. Adicionalmente, o professor Alan apresentou um slide muito belo esteticamente sobre as formas como a galáxia é observada em diferentes faixas do espectro eletromagnético.

Imagem 5 – Slide com representações de exoplanetasImagem 5 – Slide com representações de exoplanetas

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Imagem 6 – Imagens da Galáxia em diferentes faixas do espectro eletromagnéticoImagem 6 – Imagens da Galáxia em diferentes faixas do espectro eletromagnético

Esta webconferência foi divulgada previamente pelo Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF), por meio de um artigo publicado no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/461-evolucao-quimica-da-via-lactea>. A equipe que organizou esta webconferência agradece muito os gestores do Portal Píon por esta divulgação.

Imagem 7 – Divulgação da webconferência do professor Alan pelo Portal Píon da SBFImagem 7 – Divulgação da webconferência do professor Alan pelo Portal Píon da SBF

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página