Início > Noticias > Webconferência abordará o passado paleontológico do Brasil
Webconferência

Webconferência abordará o passado paleontológico do Brasil

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 09h31 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 09h39

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

Título da webconferência: “PaleoZOO BR: Lições do passado, aprendizado no presente e expectativas para o futuro”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/q7LZHL0Nqvo>.

Conferencista: Prof. Me. Felipe Alves Elias.

Dia e horário da atividade: 16 de setembro de 2022 (sexta-feira), a partir das 15h.

Resumo: A webconferência “PaleoZOO BR: Lições do passado, aprendizado no presente e expectativas para o futuro” que será realizada no dia 16/09/2022, sexta-feira, a partir das 15h, com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, será ministrada pelo Prof. Me. Felipe Alves Elias (criador do site “PaleoZOO BR” cujo link é https://www.paleozoobr.com/). Ela estará fundamentada no fato de que o Brasil abriga quase 20% de toda a Biodiversidade do planeta, algo que coloca nosso país em uma posição de convergência estratégica para políticas e ações voltadas à conservação. A história natural nos revela que a compreensão da complexa teia de relações entre espécies e seus ambientes só pode ser compreendida à luz de sua história evolutiva, evidenciada no registro paleontológico. Aprender com nosso passado nos permite compreender o presente, para que a partir dele façamos melhores escolhas para o futuro. Em tempos de desinformação e ataques à integridade da Ciência, iniciativas de popularização desse patrimônio são essenciais para a construção de uma sociedade mais informada e engajada. Nesta oportunidade abordaremos uma dessas iniciativas - seu histórico, proposta e destaques de atuação.

Breve currículo do conferencista: Felipe Alves Elias possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos (2002), mestrado em Geociências (modalidade Geologia Regional) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2006) e, também, mestrado em Museologia, pela Universidade de São Paulo (2015). As suas áreas de interesse e atuação: Comunicação Museológica; Divulgação Científica; Ilustração Científica; Paleontografia; Paleontologia Geral; Paleozoologia de Vertebrados.

Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudante Michele Feitosa de Araujo. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com os estudantes universitários como bolsistas Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.