Pesquisa em Física

Webconferência do Grupo de Pesquisa em Física abordou as concepções sobre as marés

Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 19h52 | Última atualização em Quinta, 09 de Julho de 2020, 05h04

Na tarde de 06 de julho de 2020, segunda-feira, a partir das 16h, aconteceu, de modo virtual, o seminário do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “A concepção sobre marés dos estudantes do litoral norte paulista: investigando as relações existentes com o desenvolvimento histórico do conceito” e foi ministrado por Rodrigo Henrique Revelete Godoy, estudante do 7º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Devido à pandemia do coronavírus, este seminário ocorreu por meio de videoconferência, viabilizada pela plataforma “Microsoft Teams”.

Foto: Rodrigo Henrique Revelete Godoy, durante a apresentação de seu seminário

Rodrigo Godoy é orientado do Prof. Dr. Alex Lino (coordenador da Licenciatura em Física) em um trabalho de pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIFSP (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP).

Foto: Professor Alex Lino e estudante Rodrigo Godoy, antes do início do seminário

Antes do início do seminário, o professor Alex Lino fez uma breve apresentação inicial sobre o tema do seminário e sobre o estudante Rodrigo Godoy. Outros docentes participaram deste seminário e assistiram a apresentação que foi realizada, como foi o caso dos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Jurandi Leão Santos e Luis Fernando Viviani Thomazini. Dentre os diversos estudantes que participaram deste seminário estão alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.

Foto: Primeiro slide da apresentação de Rodrigo Henrique

Dentre os temas abordados neste seminário estiveram: as explicações dadas para as marés pelos gregos da antiguidade e por europeus durante a Idade Média; a explicação das marés feita por Galileu Galilei em seu livro “Diálogo sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo Ptolomaico e Copernicano”; os erros e acertos cometidos por Galileu nesta sua tentativa de explicação; a contribuição de Isaac Newton para o estudo das marés. Ao final, Rodrigo explanou um pouco acerca das próximas etapas de sua pesquisa.

Foto: Slide da apresentação com livros usados na pesquisa

Docentes e estudantes da Licenciatura em Física estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como a matemática, a astronomia e a história da ciência. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente diferentes seminários científicos e oficinas educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba. O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente ao estudante Rodrigo Godoy pelo excelente seminário que foi ministrado.