Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
EDUCAÇÃO

Webconferência discutiu sobre a Singularidade e a Super Inteligência Artificial

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 11h30 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 11h30

Em 22 de outubro de 2021, quinta-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, intitulada “A Escalada Filosófica da Singularidade” e que teve como conferencista o Prof. Dr. Walter Carnielli, docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Essa atividade remota de extensão de divulgação científica que foi coordenada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e organizada pelo aluno Vinicius Carvalho Rosa, contou também com o apoio dos estudantes Larissy Santos da Silva, Luis Guilherme Fernandes Pereira, Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti, todos eles estudantes do IFSP-Caraguatatuba. Vinicius e Larissy são alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bruna e Giovanni são alunos do curso de Licenciatura em Física e Luis é aluno do curso de Licenciatura em Matemática. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 59 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/b_D1MKgVdH8>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Walter CarnielliImagem 1 – Professor Walter Carnielli

Vinicius Carvalho Rosa é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica”, com bolsa PIBIFSP. Larissy Santos é orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de iniciação científica “Filosofia da mente, computação e educação científica”, com bolsa PIBIFSP. Luis Fernandes é orientado de modo voluntário pelo professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa com foco no estudo da emergência da vida e da consciência no contexto do ensino de ciências e da divulgação científica. Bruna e Giovanni são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 - Ricardo, Vinicius, Bruna, Walter, Larissy, Luis e GiovanniImagem 2 - Ricardo, Vinicius, Bruna, Walter, Larissy, Luis e Giovanni

A equipe que organizou o evento agradece imensamente o professor Walter por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 3 - Vinicius Carvalho RosaImagem 3 - Vinicius Carvalho Rosa

O professor Walter Carnielli é graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982), pós-doutor pela University of California (1985), pela Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1990) e pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt. É professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas e do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da UNICAMP. É editor e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas, membro do SQIG - Security and Quantum Information Group (IST,Lisboa, Portugal), da Deutsche Vereinigung für Mathematische Logik und für Grundlagenforschung der Exakten Wissenschaften (DVMLG) e de diversas sociedades científicas internacionais. Pesquisa e ensina na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: fundamento dos sistemas da lógica contemporânea, lógica e fundamentos da computação semânticas formais, combinação de lógicas, combinatória finita e infinita, história e filosofia da lógica. Mais informações sobre o professor Walter Carnielli podem ser encontradas no link <https://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli/>. O professor Walter Carnielli tem um blog, com artigos de sua autoria, que pode ser acessado no link <https://waltercarnielli.com/>.

Imagem 4 - Início da apresentação do professor Walter CarnielliImagem 4 - Início da apresentação do professor Walter Carnielli

No início dessa webconferência, o professor Ricardo Plaza apresentou o evento, o convidado e os alunos que estavam colaborando na sua organização. A realização de eventos de divulgação como este é fundamental para difundir e debater sobre conhecimentos científicos e históricos.

Imagem 5 - Slide apresentado pelo professor Walter CarnielliImagem 5 - Slide apresentado pelo professor Walter Carnielli

O professor Walter após iniciar destacando os diversos momentos em que a Inteligência Artificial já aparece em nossa vida diária, tratou de diversos temas, tais como: o conceito de “singularidade” (ponto de não retorno), os possíveis perigos de uma superinteligência artificial, o método científico, as desigualdades produzidas pela tecnologia, as notícias falsas, o negacionismo da ciência, a descrença na democracia e a guerra híbrida. Ele destacou também a importância do raciocínio crítico e do aprendizado da argumentação como os melhores antídotos contra fake news e desinformação. Uma indicação de leitura relacionada a alguns destes temas é o artigo “Do ceticismo sadio à dúvida venenosa, as origens do negacionismo” escrito pelo professor Walter Carnielli e que pode ser acessado e lido no link <https://waltercarnielli.com/2020/08/05/do-ceticismo-sadio-a-duvida-venenosa-as-origens-do-negacionismo/>.

Imagem 6 - Página inicial do blog do professor Walter CarnielliImagem 6 - Página inicial do blog do professor Walter Carnielli

Durante a apresentação foi relembrada a afirmação de que a internet deu voz aos imbecis, feita pelo escritor italiano Umberto Eco; além disso, foi enfatizado que as “fake news” são constructos sociais elaborados para serem contagiantes, para liberar dopamina por parte de quem irá voluntariamente propagá-las. Elas envolvem, portanto, processos de engenharia social: não são apenas falsidades, mas sim falsidades que nos emocionam profundamente. Adicionalmente, com respeito, ao negacionismo da ciência é importante sempre se perguntar a quem interessa o crescimento de uma dada crença negacionista.

Diversas questões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas reflexões foram debatidas durante o evento.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página