Webconferência discorreu sobre o financiamento da educação em diferentes países

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 11h25 | Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 11h25

Em 19 de outubro de 2021, terça-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, intitulada “Comparação internacional dos sistemas educacionais e do seu financiamento” e que teve como conferencista o Prof. Dr. Otaviano Augusto Marcondes Helene, professor livre-docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira contou com o apoio dos estudantes Beatriz Aguida Aguida Gomes, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti, todos eles estudantes do IFSP-Caraguatatuba; Beatriz é aluna do curso de Licenciatura em Matemática, enquanto Rodrigo, Bruna e Giovanni são alunos do curso de Licenciatura. Bruna e Giovanni são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Rodrigo é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBITI do CNPq) no projeto de pesquisa “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”, também sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Beatriz foi orientada pelo professor Ricardo Plaza, em 2019 e 2020, no projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 47 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/lLZy6RoBwrA>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Otaviano HeleneImagem 1 – Professor Otaviano Helene

O professor Otaviano Helene possui graduação (1973), mestrado (1976), doutorado (1982) e livre-docência (1988) em Física pela Universidade de São Paulo, onde é professor desde 1977. Ele tem diversos artigos e livros publicados, no Brasil e no exterior, nas seguintes áreas: física nuclear; tratamento estatístico de dados; técnicas nucleares para o estudo da matéria condensada; política educacional; análise de dados econométricos; disseminação científica e cultural; óptica do olho humano.

Imagem 2 - Ricardo, Giovanni, Rodrigo, Otaviano, Bruna e BeatrizImagem 2 - Ricardo, Giovanni, Rodrigo, Otaviano, Bruna e Beatriz

A equipe que organizou o evento agradece imensamente o professor Otaviano por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 3 - Apresentação feita pelo professor Otaviano HeleneImagem 3 - Apresentação feita pelo professor Otaviano Helene

No início dessa atividade, o professor Ricardo Plaza apresentou o evento, o convidado e os alunos que estavam colaborando na organização. A realização de eventos de divulgação como este é fundamental para difundir e debater sobre conhecimentos científicos e históricos.

O professor Otaviano no início da sua apresentação lembrou que o Brasil está passando por um momento muito difícil no qual o negacionismo da ciência e a ignorância estão crescendo e destacou a importância da existência de um método no momento de analisar qualquer situação, de modo a evitar qualquer tipo de manipulação. Um dos pontos que o professor Otaviano enfatizou também foi sobre a relevância de pensar acerca dos critérios para comparar o financiamento educacional em diferentes países, com diferentes rendas per capita.

Imagem 4 - Slide apresentado pelo professor Otaviano HeleneImagem 4 - Slide apresentado pelo professor Otaviano Helene

O professor Otaviano Helene tem um blog sobre política educacional, no qual estão artigos de sua autoria publicado em diferentes veículos de comunicação; esse blog pode ser acessado no link <http://blogolitica.blogspot.com/>.

Diversas questões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas reflexões foram debatidas durante o evento.

Este evento foi divulgado previamente pelo “Portal Píon” da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por meio da nota publicada no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/438-comparacao-internacional-dos-sistemas-educacionais-e-de-seu-financiamento>. Agradecemos muito o Prof. Dr. Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos pelo seu empenho de divulgação no “Portal Píon” de eventos de popularização da ciência como esse.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.