Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
PÓS-VERDADE

Webconferência da professora Katemari Rosa discutiu o tema da pós-verdade

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 15h31 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 15h31

Em 13 de dezembro de 2023, quarta-feira, a partir das 10h da manhã, ocorreu a webconferência “Pós-verdade para quem?”, que foi ministrada, de modo remoto, pela Profa. Dra. Katemari Rosa, docente e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba. Ajudaram a organizar e participaram desta webconferência três estudantes universitários: Livia Jeniffer Faria da Silva (que em 2023 foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ações educacionais e de divulgação científica sobre a participação das mulheres na Matemática”, com bolsa PIBIFSP), Carmen Dolores de Oliveira (que em 2023 foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Atividades de Ensino e Divulgação Científica envolvendo a presença das Mulheres na Física”, também com bolsa PIBIFSP) e Gabriel Santos Silva (que em 2023 foi bolsista do projeto de extensão “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura”). Livia e Gabriel são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto Carmen é estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Este evento ocorreu no âmbito das atividades dos projetos de extensão “Atividades de Divulgação Científica e Cultural” e “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura”. Todos os projetos de pesquisa e extensão citados são coordenados pelo professor Ricardo Plaza. Esta webconferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 2 horas e 27 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=QNEn3BCfjSs&t=11s>.

Imagem 1 – Professora Katemari RosaImagem 1 – Professora Katemari Rosa

A professora Katemari Rosa é graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde atua na Pró-Reitoria de Extensão. Tem experiência em pesquisa em ensino de física e formação de professoras e professores de física, a partir de referenciais teóricos feministas, pós críticos e decoloniais. Seus interesses envolvem a pesquisa e a prática em ensino de física, formação de educadoras e educadores, física nas séries iniciais e discussões que envolvem as interseccionalidades de gênero, sexualidades, raça, etnia e status socioeconômico na construção e no ensino das ciências.

Imagem 2 – Ricardo, Katemari, Gabriel, Livia e CarmenImagem 2 – Ricardo, Katemari, Gabriel, Livia e Carmen

Os organizadores deste evento agradecem muito à professora Katemari Rosa por ter aceitado o convite para realizar esta conferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora KatemariImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Katemari

A professora Katemari durante a sua apresentação destacou o artigo “Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista” que ela escreveu juntamente com os professores Alan Alves-Brito e Bárbara Carine Soares Pinheiro e que foi publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, volume 37, número 3, de 2020, entre as páginas 1440 e 1468, podendo ser acessado e lido por qualquer interessado no link: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74989>. Segundo o resumo deste artigo (que trata de muitos temas discutidos pela professora Katemari nesta webconferência): “Este ensaio busca trazer reflexões sobre a construção do sistema de verdades no qual se fundamenta a Ciência Moderna e Contemporânea e, mais especificamente, como o ensino de ciências, que sempre foi pautado numa lógica científica branca que nega o conhecimento produzido por corpos negros, posiciona-se nessa discussão negacionista do “outro”. Argumentamos que, no que concerne à própria estruturação da argumentação científica e de seu status quo, a Ciência Hegemônica — eurocêntrica e branca — é, por si só, um estado de pós-verdade para pessoas negras e suas epistemologias. As atuais preocupações da comunidade branca de ensino e divulgação de ciências, em relação ao negacionismo científico e à construção de narrativas que negam as produções da ciência branca, desconsideram que esse sempre foi o comportamento que tiveram com as epistemologias negras e os conhecimentos "estrangeiros". Ao longo do texto, trazemos exemplos de conhecimentos que são tidos como fatos objetivos e, no entanto, são fatos produzidos por uma comunidade racista e segue sendo reproduzida na educação em ciências, contribuindo com a perpetuação do racismo antinegro em nossa sociedade.”

Imagem 4 – Slide de apresentação da professora KatemariImagem 4 – Slide de apresentação da professora Katemari

Após o término da apresentação inicial feita pela professora Katemari, diversas perguntas feitas pelos participantes da atividade (por meio do chat da transmissão feita pelo YouTube) foram dirigidas a ela, que as respondeu de modo a procurar esclarecer os diversos aspectos envolvidos na discussão.

Imagem 5 – Slide sobre a emergência de povos africanos e indígenasImagem 5 – Slide sobre a emergência de povos africanos e indígenas

A licencianda em física Livia Jeniffer Faria da Silva que enviou o convite inicial por e-mail para a professora Katemari realizar esta webonferência, manifestou o seu contentamento com o fato de que a sua implementação ter ocorrido com sucesso integral.

Imagem 6 – Cartaz usado para a divulgação dessa webconferênciaImagem 6 – Cartaz usado para a divulgação dessa webconferência

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa são realizadas regularmente com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, com link <https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>. Este canal foi criado em 2020, no início da pandemia de COVID-19, pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza com o objetivo de fortalecer a divulgação científica, democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza, docente do IFSP-Caraguatatuba, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página