CIÊNCIA

Webconferência da professora Elika Takimoto tratou do negacionismo da ciência

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 13h36 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 13h36

Em 17 de fevereiro de 2022, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “Como dialogar com um negacionista”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Elika Takimoto, docente de Física do CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca). Essa webconferência foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo, aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. A atividade contou ainda com a participação da Prof. Dr. Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro, docente de matemática do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 45 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/wbf24XTQsV4>. Essa foi uma webconferência promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Elika TakimotoImagem 1 – Professora Elika Takimoto

A professora Elika Takimoto tem doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em Filosofia da Ciência e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, além de ser graduada em Licenciatura em Física também pela UFRJ. Ela é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e integrante do grupo de pesquisa “Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Sociedade e Tecnologia” (UERJ). Mais informações acerca do seu trabalho podem ser encontradas no seu blog, denominado “Minha Vida é um Blog Aberto” que pode ser acessado pelo link <https://elikatakimoto.com/>.

Imagem 2 - Ricardo, Rodrigo, Renato e ElikaImagem 2 - Ricardo, Rodrigo, Renato e Elika

Rodrigo é orientado pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa da FAPESP, no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”. Com recursos fomentados pela FAPESP Rodrigo adquiriu o livro “Como dialogar com um negacionista” que foi escrito pela professora Elika Takimoto e publicado em 2021 pela Editora Livraria da Física; após o término da execução do projeto de pesquisa, no final do ano de 2022, este e outros que foram adquiridos também com recursos da FAPESP serão doados para a Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba. Depois de ler este livro, Rodrigo teve a ideia de convidar a professora Elika para realizar uma webconferência sobre os temas tratados nesta obra.

Imagem 3 – Capa do livro Como dialogar com um negacionistaImagem 3 – Capa do livro Como dialogar com um negacionista

A equipe que organizou o evento agradece muito a professora Elika por ter aceitado generosamente realizar essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da web-conferência, tanto os professores Ricardo e Renato, quanto o estudante Rodrigo, se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 4 – Slide apresentado pela professora ElikaImagem 4 – Slide apresentado pela professora Elika

A apresentação da professora Elika procurou se profundar nas características da ciência e enfatizou que o combate ao negacionismo da ciência não pode implicar na perda da capacidade de reflexão crítica a respeito da própria ciência: em diversos momentos ela ponderou que é importante defender a ciência sem ser positivista, sem recair no cientificismo e sem apelar exclusivamente para argumentos puramente utilitaristas. Elika apresentou argumentos acerca da importância da Filosofia e da História na educação. Ela também explanou sobre o negacionismo organizado que, associado a grandes interesses econômicos, financia os chamados mercadores da dúvida, pessoas que são contratadas por empresas para semear a dúvida junto ao público leigo, de modo a tornar conhecimentos científicos como sendo uma questão de opinião. A este propósito ela citou o livro “Mercadores da Dúvida” escrito por Naomi Oreskes e Erik M. Conway, obra essa que foi também transformada em um documentário homônimo, cujo trailer pode ser assistido no link <https://youtu.be/zs8NrJl1GF0>. A professora Elika também destacou a importância da diversidade (de gênero, racial etc.) no âmbito da ciência e, a este respeito, citou o livro “O último abraço da matriarca: As emoções dos animais e o que elas revelam sobre nós”, uma obra na área da primatologia escrita por Frans de Waal.

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.