Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
MATEMÁTICA

Webconferência tratou de questões de gênero na Matemática

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 09h33 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 09h44

Em 01 de setembro de 2022, quinta-feira, a partir das 19h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, intitulada “Matemática, substantivo feminino”, que teve como conferencista a professora Julia Jaccoud que organiza o canal “A Matemaníaca por Julia Jaccoud” do YouTube. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pela estudante Izabella Chemello Bersani de Souza, contando também com o apoio dos estudantes Thamiris Pacheco dos Santos, Isis Burgomeister Pustiglione e João Pereira Neto. No IFSP-Caraguatatuba, Izabella, Thamiris, Isis e João são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Esta webconferência foi organizada no âmbito tanto do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, que conta com Thamiris como bolsista, quanto do projeto de extensão “Meninas na ciência hoje, mulheres cientistas amanhã”, que conta com Izabella e Isis como bolsistas; ambos os projetos são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no contexto do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 1 minuto, pode ser assistida no link. Essa foi uma ação promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

 Imagem 1 – Professora Julia JaccoudImagem 1 – Professora Julia Jaccoud

Julia Jaccoud é formada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação ela executou o projeto de Iniciação Científica com o tema "Avaliação em Matemática: que competências avaliamos?" sob orientação do Professor Doutor Zaqueu Vieira Oliveira. Ela é a criadora do canal de divulgação científica “A Matemaníaca por Julia Jaccoud” no Youtube cujo link para ser acessado é <https://www.youtube.com/c/AMatemaniaca>.

Imagem 2 Ricardo Julia Izabella João Thamiris e IsisImagem 2 Ricardo Julia Izabella João Thamiris e Isis

A equipe que organizou esta atividade agradece muito a professora Julia pelo aceite ao convite enviado a ela pelo extensionista Marlon para que realizasse essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

Imagem 3 Slide da apresentação da professora JuliaImagem 3 Slide da apresentação da professora Julia

No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Izabella, Isis, Thamiris e João se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, Izabella apresentou a trajetória acadêmica e os trabalhos da professora Julia e passou a palavra a ela para que iniciasse a conferência.

Imagem 4 – Professora Julia reflete sobre a importância das mulheres na ciênciaImagem 4 – Professora Julia reflete sobre a importância das mulheres na ciência

Durante a webconferência, a professora Julia salientou a importância da diversidade para a melhoria da produção científica. Ela também enfatizou que durante o processo educacional, os professores têm que procurar criar espaços em que as pessoas se sintam confortáveis, espaços que sejam convidativos para todos. Julia citou como uma referência relevante para a pesquisa e o ensino de matemática o livro “Mentalidades Matemáticas: Estimulando o Potencial dos Estudantes por Meio da Matemática Criativa, das Mensagens Inspiradoras e do Ensino Inovador” de Jo Boaler. Um dos destaques da apresentação foi a respeito do “Science Vlogs Brasil”, um selo que congrega alguns dos mais importantes nomes da divulgação científica em vídeos no Brasil e que produzem informação científica de qualidade, confiável e relevante; o seu site pode ser acessado no link. Apenas cerca de um quarto (25%) da criação dos conteúdos dos canais que estão no selo “Science Vlogs Brasil” conta com a participação de mulheres produzindo ou apresentando estes tipos de vídeos.

Imagem 5 – Canais do YouTube que estão dentro do selo Science Vlogs BrasilImagem 5 – Canais do YouTube que estão dentro do selo Science Vlogs Brasil

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Em particular, agradecemos à participação da professora Débora Fontes que, pelo chat do YouTube, refletiu que é importante pensar que a educação infantil tem que ser vivida em sua plenitude, com fim em si mesma.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página