Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Webconferência abordou a História da Astronomia das Civilizações Antigas

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h52

Em 11 de novembro de 2021, quinta-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, sobre Etnoastronomia e que teve como conferencista o Prof. Dr. Marcos César Danhoni Neves, docente da Universidade Estadual do Maringá (UEM). Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada com o apoio dos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Alex Lino (docentes do IFSP-Caraguatatuba) e da estudante Amanda Salgueiro de Souza, tendo também o suporte, para a sua realização, dos estudantes Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti; todos os três são alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Amanda é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP-AF fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP) no projeto de pesquisa “História da astronomia das civilizações antigas, divulgação científica e ensino de física”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Bruna e Giovanni são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 48 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/415birnErKs>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Marcos César Danhoni NevesImagem 1 – Professor Marcos César Danhoni Neves

O professor Marcos César Danhoni Neves é Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel -1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96) e um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru e foi professor convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Ele atua e pesquisa em áreas como Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências, além de coordenar o website sobre a Pandemia COVID-19 “CORONEWS BRAZIL”, disponível em <https://coronewsbrazil.blogspot.com/>.

Imagem 2 - Ricardo, Amanda, Giovanni, Marcos, Alex e BrunaImagem 2 - Ricardo, Amanda, Giovanni, Marcos, Alex e Bruna

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Marcos por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 3 – Licencianda Amanda Salgueiro de SouzaImagem 3 – Licencianda Amanda Salgueiro de Souza

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou o evento e os alunos participantes desta atividade. O professor Marcos foi apresentado pelo professor Alex Lino que foi seu orientado durante o doutorado, concluído em 2016.

Imagem 4 – Professor Alex LinoImagem 4 – Professor Alex Lino

O professor Marcos iniciou a sua conferência agradecendo ao convite para realizá-la e enfatizando a importância de fortalecer atividades educacionais e de divulgação científica como essa, sobretudo no atual momento hostil ao conhecimento em que vivemos. Em sua explanação foram destacados os feitos e as características culturais de diversas civilizações antigas, como a egípcia, a chinesa e a grega. O professor Marcos enfatizou também que todo saber tem que ter sabor e, adicionalmente, fez referência ao filme “A Vida de Brian”, do grupo de comediantes britânicos Monty Python, que pode ser assistido (na versão dublada) no link <https://www.youtube.com/watch?v=e5yJbESirKY>.

Imagem 5 - Representação da Deusa egípcia Nut apresentada pelo professor MarcosImagem 5 - Representação da Deusa egípcia Nut apresentada pelo professor Marcos

Diversas perguntas e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas reflexões foram lidas e debatidas durante o evento.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página