Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Webconferência abordará o estudo histórico das práticas científicas
Início do conteúdo da página
História da Ciência

Webconferência abordará o estudo histórico das práticas científicas

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 18h22 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 18h26

Imagem - Cartaz da webconferência de 14 de outubro de 2022Imagem - Cartaz da webconferência de 14 de outubro de 2022

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

Título da webconferência: “O que podemos aprender sobre as ciências a partir do estudo histórico das práticas científicas?”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/oUi44otREv4>.

Conferencistas: Profa. Dra. Andreia Guerra e Profa. Dra. Priscila do Amaral.

Dia e horário da atividade: 14 de outubro de 2022 (sexta-feira), a partir das 16h.

Resumo: A webconferência “O que podemos aprender sobre as ciências a partir do estudo histórico das práticas científicas?” será ministrada pela Profa. Dra. Andreia Guerra e pela Profa. Dra. Priscila do Amaral, em 14/10/2022, sexta-feira, a partir das 16h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Ela tratará da História da Ciência que é considerada um caminho para a promoção de discussões sobre a ciência nas aulas de ciências. Muitas são as perspectivas proporcionadas por abordagens históricas no ensino. Serão discutidas que questões sobre o que sustentou e sustenta a ciência materialmente, socialmente e culturalmente podem ser problematizadas, a partir do aporte historiográfico da História Cultural da Ciência, que toma as práticas científicas como elemento fundamental para estudar o passado das ciências.

Breve currículo das conferencistas:

Andreia Guerra de Moraes é Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986, com mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993 e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. Atua como professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca – RJ. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET/RJ (2011-2014). É coautora das coleções “Breve História da Ciência Moderna” (Editora Zahar) e “Ciência no Tempo” (Editora Atual). Em 2015 foi chair da 13th “Biennial Conference do International History, Philosophy and Science Teaching Group Conference” (Rio de Janeiro). Em 2017, assumiu o cargo de presidente-eleita na diretoria executiva do “International History, Philosophy and Science Teaching Group” – IHPST (<www.ihpst.net>). Em 2015 tornou-se editora associada do Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Coordena o “Núcleo de Investigação em Ensino, História da Ciência e Cultura” - NIEHCC (https://niehcc.wordpress.com/). Atuou em comitês de avaliação PIBIC. Em 2021, foi eleita para membro titular do Conselho da Sociedade Brasileira de Física. Estuda as relações entre história, cultura e ciências, buscando compreender questões referentes à educação científica e formação de professores contemporâneas, orientando teses e dissertações nesses campos. As suas áreas de investigação são: História, Filosofia e Sociologia das ciências, História Cultural da Ciência, educação científica e formação de professores.

Priscila do Amaral é Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e professora da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 2009. Foi bolsista de Iniciação Científica da Unidade Multidisciplinar de Genômica do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde participou de projeto relacionado a análise proteômica e genômica de bactérias patogênicas. É especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes e em Ensino de Ciências pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. É mestra e doutora em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET/RJ na linha de pesquisa em História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia aplicada ao Ensino. É membro associado à ABRAPEC (“Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências”) e ao IHPST (“International History, Philosophy and Science Teaching Group”). Seus temas de interesse são: Ensino de Ciências, História e Filosofia das Ciências aplicadas ao Ensino, História Cultural das Ciências, Abordagens Culturais da Ciência na Educação.

Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação nesta webconferência.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e pelo estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que tem como bolsistas as estudantes Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.

registrado em:
Fim do conteúdo da página