Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Economia

Webconferência abordará as concepções existentes sobre a natureza do dinheiro

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2022, 10h55 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 10h55

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da webconferência: “Dinheiro: simples equivalente universal ou ele próprio uma mercadoria?”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/HypwTdOCf9M>.

Conferencista: Iso Sendacz.

Dia e horário da atividade: 16 de maio de 2022 (segunda-feira), a partir das 16h.

Resumo: Esta webconferência que será ministrada por Iso Sendacz, em 16/05/2022, segunda-feira, a partir das 16h, com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, versará sobre o desenvolvimento do modo de produção capitalista, o papel do dinheiro nessa história e como as finanças têm gradativamente substituído o trabalho na acumulação de riquezas. Serão avaliados também quais os efeitos dessa forma de relacionamento humano sobre o Brasil, nestes últimos duzentos anos.

Breve currículo da conferencista:

Iso Sendacz é engenheiro pela Escola de Engenharia de São Carlos, USP (EESC-USP), Especialista aposentado do Banco Central do Brasil e titular da página O Brasil e o Mundo. É também Conselheiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Profissões Universitárias Regulamentadas (CNTU), Engenharia pela Democracia (EngD), Instituto Cultual Israelita Brasileiro (Icib/Casa do Povo) e Associação Guarujá Viva (Aguaviva). Foi presidente regional e diretor nacional do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.

registrado em:
Fim do conteúdo da página