PESQUISA EM FÍSICA

Web-seminário abordará a evolução do Sistema Solar e da Terra

Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 15h36 | Última atualização em Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 15h37

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

• Título do web-seminário: "A evolução do Sistema Solar e o início da história da Terra".
  • Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: devido ao isolamento social exigido pela pandemia de COVID-19, este seminário ocorrerá por web-conferência.
  • Link para assistir este web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá por streaming pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=Cs7Dn18OoOs> no canal “Debate Consciência” do YouTube.
  • Conferencista: Vinicius Zacatei dos Santos Teixeira.
  • Dia do Seminário: 05 de fevereiro de 2021 (sexta-feira).
  • Horário de início: a partir das 16h, no período da tarde.
  • Resumo: Nosso Sol concentra a massa de 99,8% de todo o Sistema Solar. Em torno dele, há planetas rochosos orbitando as regiões mais próximas e planetas gasosos em órbitas distantes. Todos os planetas têm seus movimentos de translação aproximadamente em um mesmo plano. Asteroides e cometas vagam por esse espaço. Essas e outras características que descrevem nosso Sistema Solar estão relacionadas à sua história e evolução. Este seminário pretende apresentar uma parte dessa história para entender melhor como as características dos planetas do Sistema Solar se consolidaram ao longo de 4,6 bilhões de anos e como nosso planeta Terra evoluiu neste contexto.
  • Vinicius Zacatei dos Santos Teixeira é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFSP-Caraguatatuba.
  • Público alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.
  • As atividades deste Seminário são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados. Seu objetivo é científico e educacional.
  • Inscrição: não é necessário se inscrever para assistir este Seminário que será transmitido por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.
  • Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Prof. Dr. Alex Lino (docentes do IFSP-Caraguatatuba).
  • Esta é uma atividade do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.
  • Por favor: ajude a divulgar este evento científico, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.