FÍSICA

Web - Conferência Tratou do Tema da Alfabetização Científica e Tecnológica

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 09h20 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 09h27

Em 04 de abril de 2022, segunda-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Alfabetização Científica e Tecnológica: concepções e práticas”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Leonir Lorenzetti, docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo, aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 57 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/jPVZTWPKrVU>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Leonir LorenzettiImagem 1 – Professor Leonir Lorenzetti

O professor Leonir Lorenzetti possui graduação em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, em particular do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atuou no Pibid e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS, Educação Ambiental, Formação de Professores, Epistemologia de Fleck, Pesquisa do Estado da Arte. O professor Leonir Lorenzetti é um dos organizadores do livro “Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas” publicado pela Editora Livraria da Física em 2021.

Imagem 2 - Ricardo, Leonir e RodrigoImagem 2 - Ricardo, Leonir e Rodrigo

Rodrigo é orientado pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa da FAPESP, no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”. A partir estudos realizados no seu projeto de pesquisa de iniciação científica, Rodrigo descobriu que o professor Leonir Lorenzetti é um pesquisador importante na área da Alfabetização Científica e Tecnológica. Tendo em vista isso, ele enviou um e-mail ao professor Leonir convidando-o para realizar uma webconferência, convite este que foi gentilmente aceito.

Imagem 3 – Capa do livro do qual o professor Leonir é um dos organizadoresImagem 3 – Capa do livro do qual o professor Leonir é um dos organizadores

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Leonir por ter aceitado realizar essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e o estudante Rodrigo, se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 4 – Slide apresentado pelo professor Leonir sobre o negacionismo científicoImagem 4 – Slide apresentado pelo professor Leonir sobre o negacionismo científico

A apresentação do professor Leonir procurou tratar de diferentes aspectos da temática da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Ele ressaltou que para a ACT se realizar é necessário que o mundo da sala de aula se aproxime do mundo do aluno. Sobre a questão do crescimento de movimentos de negação da ciência, foi ressaltado que a ciência precisa do contraditório e do pensamento divergente, mas necessita também se fundamentar em evidências.

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Esta webconferência foi divulgada previamente pelo Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF), por meio de um artigo publicado no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/458-alfabetizacao-cientifica-e-tecnologica-concepcoes-e-praticas>. A equipe que organizou esta webconferência agradece muito os gestores do Portal Píon por esta divulgação.

Imagem 5 – Divulgação desta webconferência pelo Portal Píon da SBFImagem 5 – Divulgação desta webconferência pelo Portal Píon da SBF

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.