FÍSICA

Web - Conferência Tratou do Problema da Partição Numérica e de Suas Aplicações

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 13h38 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 13h45

Em 08 de abril de 2022, sexta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “O Problema da Partição Numérica e Pirâmides N-dimensionais”, que teve como conferencista André de Carvalho Caruzo. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e contou com o apoio dos alunos Luis Guilherme Fernandes Pereira, Alisson Roberto Fonseca e Izabella Chemello Bersani de Souza, todos os três alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 27 minutos, pode ser assistida no link <Clique Aqui Para Acessar>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – André de Carvalho CaruzoImagem 1 – André de Carvalho Caruzo

André de Carvalho Caruzo vem pesquisando há cerca de 15 anos temas relacionados às áreas da Teoria das Probabilidades e da Estatística, bem como às suas aplicações. Essas pesquisas levaram à produção de alguns artigos acadêmicos que foram publicados por revistas científicas e que contaram também com a coautoria de Karina Ferreira Neves e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Dentre estes artigos podem ser citados: “A entropia e o triângulo de Pascal”, publicado na Revista Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá, em 2007 (disponível no link <Clique Aqui Para Acessar>); “Determinação de distribuições trinomiais e suas aplicações”, publicado na Revista Inter Science Place, em 2009 (disponível no link <Clique Aqui Para Acessar>); Distribuições Tetranomiais e dados tetraédricos, publicado na Revista Perspectiva da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em 2009; “Um método alternativo para o cálculo de probabilidades em distribuições trinomiais” (disponível no link <Clique Aqui Para Acessar>).

Imagem 2 - Ricardo, André, Luis Guilherme, Alisson e IzabellaImagem 2 - Ricardo, André, Luis Guilherme, Alisson e Izabella

Luis Guilherme Fernandes Pereira é orientado pelo professor Ricardo Plazano âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”, , com bolsa PIBITI do CNPq. Alisson Roberto Fonseca é orientado pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Etnoastronomia, Divulgação Científica e Educação”, com bolsa PIBIFSP. Izabella Chemello Bersani de Souza foi orientada do professor Ricardo Plaza em 2021 no âmbito do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, com bolsa fomentada pelo IFSP.

Imagem 3 – Slide em que o matemático Ramanujan é citadoImagem 3 – Slide em que o matemático Ramanujan é citado

A equipe que organizou o evento agradece muito o aceite de André Caruzo para realizar essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e seus orientados se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, o professor Ricardo Plaza apresentou o conferencista André Caruzo.

Imagem 4 – Slide sobre a relação entre entropia e a seta do tempoImagem 4 – Slide sobre a relação entre entropia e a seta do tempo

A apresentação do conferencista André Caruzo se iniciou explicando o problema da partição numérica em termos matemáticos. Uma partição de um número inteiro positivo é qualquer combinação de números inteiros positivos que somam esse número. Por exemplo, as cinco partições de 4 são: 4 = 3+1 = 2+2 = 2+1+1 = 1+1+1+1. Logo, o número de partições de 4 é 5. Foi ressaltado que o número de partições é uma função que cresce muito rapidamente e para efeito de comparação foi contrastado este comportamento com o da função fatorial. Durante a sua apresentação, André citou alguns nomes importantes da história da ciência como os matemáticos G. H. Hardy (1877-1947) e Srinivasa Ramanujan (1887-1920) e o físico Ludwig Boltzmann (1844-1906). Foram citadas também possíveis aplicações de conhecimentos matemáticos associados aos chamados “passos randômicos”, como, por exemplo, no estudo da entropia.

Imagem 5 – Slide sobre o conceito de entropia de acordo com BoltzmannImagem 5 – Slide sobre o conceito de entropia de acordo com Boltzmann

Os interessados que assistiram a transmissão dessa webconferência ao vivo se manifestaram pelo chat do YouTube por meio de comentários e perguntas.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <Clique Aqui Para Acessar>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.