FÍSICA

Web - Conferência Tratou da Educação das Crianças Pequenas

Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 10h50 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 16h42

Em 05 de agosto de 2022, sexta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Percursos investigativos sobre a educação das crianças pequenas”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Solange Estanislau dos Santos. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo estudante Marlon Fontes do Rosario, contando também com o apoio do aluno José Euripedes Bezerra Brito. No IFSP-Caraguatatuba, José é estudante do curso de Licenciatura em Física, enquanto Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas extensionistas. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 44minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/PuO8JzmjCZ0>. Essa foi uma ação promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Solange Estanislau dos SantosImagem 1 – Professora Solange Estanislau dos Santos

Solange Estanislau dos Santos é Doutora em Educação pela UNICAMP (2014), Mestre em Educação pela UNESP (2006) e Licenciada em Pedagogia pela UNESP (2003). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI-UFAL) e do Grupo de Pesquisa GEPEDISC-linha Culturas Infantis (FE/UNICAMP), bem como apoiadora do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI). Trabalhou como docente da área de educação do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e como Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve pesquisas em temas de áreas como educação infantil, culturas infantis, sociologia da infância, pedagogia da infância, formação docente e políticas públicas.

Imagem 2 – Ricardo, Marlon, José e SolangeImagem 2 – Ricardo, Marlon, José e Solange

A equipe que organizou esta atividade agradece muito a professora Solange pelo aceite ao convite enviado a ela pelo extensionista Marlon para que realizasse essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora SolangeImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Solange

No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Marlon e José se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, Marlon apresentou a professora Solange e passou a palavra a ela para que iniciasse a conferência.

Imagem 4 – Slide sobre pesquisadoras importantes em educação infantil no BrasilImagem 4 – Slide sobre pesquisadoras importantes em educação infantil no Brasil

No início da webconferência, a professora Solange destacou que o eixo da apresentação seria o seu percurso como pesquisadora na área da educação de crianças pequenas. A professora Solange também procurou enfatizar as polêmicas e lutas existentes nesta área do conhecimento, como por exemplo, sobre a Formação Docente, sobre Avaliação, sobre Alfabetização, sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e sobre creches conveniadas. Adicionalmente, foi ressaltado pela professora Solange a importância de diversas pesquisadoras na área da educação infantil no Brasil, como Fúlvia Rosemberg, Maria Malta Campos, Tizuko Morchida, Sônia Kramer, Anete Abramowicz e Ana Lúcia Goulart de Faria.

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Em particular, agradecemos à participação da professora Débora Fontes que, pelo chat do YouTube, refletiu que é importante pensar que a educação infantil tem que ser vivida em sua plenitude, com fim em si mesma.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.