Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência Tratou da Alfabetização Científica e Matemática

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 09h06 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 09h10

Em 09 de junho de 2022, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Alfabetização Científica e Matemática”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Claudio Possani, docente da Universidade de São Paulo. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo, contando também com a participação do Prof. Dr. Dalton Couto da Silva (docente de Matemática do IFSP-Caraguatatuba) e o apoio dos estudantes José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario. No IFSP-Caraguatatuba, Rodrigo e José são estudantes do curso de Licenciatura em Física, enquanto Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” coordenada pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas extensionistas. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 53 minutos, pode ser assistida no link https://youtu.be/lh_fNztdc24. Essa foi uma ação promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Claudio PossaniImagem 1 – Professor Claudio Possani

O professor Claudio Possani possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Matemática pela USP (1979) e doutorado em Matemática pela USP (1989). É professor colaborador senior junto ao Instituto de Matemática e Estatística da USP. Trabalhou por muitos anos com Educação de crianças e adolescentes nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Suas áreas de interesse são: Geometria e Topologia, Sistemas Dinâmicos e Aplicações e História da Matemática. Possui grande experiência na área de Administração Acadêmica e participou da criação do Curso de Formação de Professores de Educação Infantil oferecido pela USP, UNESP e PUC (na modalidade a distância) para atender as exigências da LDB de 1996. Foi Diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP. Desde o segundo semestre de 2014 colabora com a UNIVESP, tendo gravado centenas de vídeo-aulas para a UNIVESP TV (muitas delas estão disponíveis para serem assistidas no YouTube) e ministrado várias disciplinas de Graduação para alunos regulares da UNIVESP. Com uma série de vídeos disponíveis, o canal do Professor Possani no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4u4Dx3pMKJeamnYaavfLUQ. Para quem quiser conhecê-lo melhor, um vídeo do professor Claudio Possani sobre a História das Matrizes (com duração aproximada de 7 minutos), pode ser assistido no link https://youtu.be/hLaGcL-i7Ew.

Imagem 2 – Ricardo, José, Rodrigo, professor Claudio Possani, Dalton e MarlonImagem 2 – Ricardo, José, Rodrigo, professor Claudio Possani, Dalton e Marlon

Rodrigo Bicudo é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, com bolsa fomentada pela FAPESP.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor Claudio PossaniImagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor Claudio Possani

A equipe que organizou esta atividade agradece muito o professor Claudio Possani por ter aceitado realizar essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, os professores Ricardo e Marlon e os estudantes Marlon, José e Rodrigo se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Na sequência Rodrigo apresentou o professor Claudio Possani.

Imagem 4 – Slide sobre a extensão no BrasilImagem 4 – Slide sobre a extensão no Brasil

A apresentação do professor Claudio Possani iniciou lembrando que a Educação nos fornece um grande leque de referências para vivermos uma vida feliz e plena de significados. Assim a alfabetização científica e matemática colabora que os cidadãos consigam ter uma compreensão mais ampla acerca do mundo: por exemplo, para conseguir entender como sabemos que a Terra não é plana, mas aproximadamente esférica, é necessário usar conhecimentos matemáticos, especialmente de geometria. A falta de alfabetização em Matemática e Ciência leva a muitos erros de interpretação de informações, por exemplo, na leitura de jornais, em conversas com amigos e, até mesmo, na tomada de decisões. O professor Claudio Possani destacou também a importância de iniciativas de extensão de divulgação científica no Brasil.

Imagem 5 – Abertura de um vídeo sobre História das Matrizes do professor Claudio PossaniImagem 5 – Abertura de um vídeo sobre História das Matrizes do professor Claudio Possani

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página