FÍSICA

Web - Conferência Tratará do Tema da Alfabetização Científica e Matemática

Publicado: Segunda, 30 de Mai de 2022, 09h56 | Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 09h57
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

Título da webconferência: “Alfabetização Científica e Matemática”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/lh_fNztdc24>.

Conferencista: Prof. Dr. Claudio Possani.

Dia e horário da atividade: 09 de junho de 2022 (quinta-feira), a partir das 16h.

Resumo: Nesta webconferência que será ministrada pelo Prof. Dr. Claudio Possani no dia 09/06/2022, quinta-feira, a partir das 16h, com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, serão discutidos o significado e a importância da alfabetização científica e matemática, bem como o motivo pelo qual conseguir essa “alfabetização” deve ser uma prioridade dos processos educacionais. Com frequência “formadores de opinião” declaram que aprenderam “coisas inúteis” como o Teorema de Pitágoras ou a Relação Fundamental da Trigonometria e nunca usaram estes conhecimentos na vida quotidiana. Algo similar se aplica a conceitos das várias ciências. Quem usa as leis da termodinâmica no dia a dia ou o Número de Avogadro? Estas pessoas têm razão em suas declarações? A webconferência procurará refletir sobre este tema que é tão caro a todos nós professores, atuais e futuros.

Breve currículo do conferencista: Claudio Possani possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Matemática pela USP (1979) e doutorado em Matemática pela USP (1989). É professor colaborador senior junto ao Instituto de Matemática e Estatística da USP. Trabalhou por muitos anos com Educação de crianças e adolescentes nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Suas áreas de interesse são: Geometria e Topologia, Sistemas Dinâmicos e Aplicações e História da Matemática. Possui grande experiência na área de Administração Acadêmica e participou da criação do Curso de Formação de Professores de Educação Infantil oferecido pela USP, UNESP e PUC (na modalidade a distância) para atender as exigências da LDB de 1996. Foi Diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP. Desde o segundo semestre de 2014 colabora com a UNIVESP, tendo gravado centenas de vídeo-aulas para a UNIVESP TV e ministrado várias disciplinas de Graduação para alunos regulares da UNIVESP.

Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Prof. Dr. Dalton Couto da Silva e estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo e Higor Felipe Gonçalves de Arruda. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com os estudantes universitários José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario como bolsistas. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.