FÍSICA

Web - Conferência Tratará da Inserção das Mulheres na Área da Astrofísica

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 14h17 | Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 14h19
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "Mulheres na Astrofísica".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/b1IGK6uTluA>.

Conferencista: Profa. Dra. Angela Villela Olinto.

Dia e horário da atividade: 10 de dezembro de 2021 (sexta-feira), a partir das 19h.

Resumo: Esta web-conferência da Profa. Dra. Angela Villela Olinto abordará o tema da inserção das Mulheres na Astrofísica, e na Astronomia, de modo mais geral, com uma análise do ponto de vista histórico acerca das dificuldades existentes para superar as barreiras relacionadas a estereótipos de gênero.

Breve currículo da conferencista:

- Angela Villela Olinto pesquisa a área da física de astropartículas e é professora da Universidade de Chicago, instituição na qual é Reitora (“Dean”) de Ciências Físicas. Seu trabalho se concentra na compreensão da origem dos raios cósmicos, raios gama e neutrinos de alta energia. Ela formou-se em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1981 e recebeu seu Ph.D. em física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.I.T.), nos Estados Unidos, em 1987. Após o doutorado, ela ingressou no Grupo de Astrofísica Teórica do Fermilab, em um Pós-Doutorado. Do Fermilab, Olinto mudou-se para a Universidade de Chicago, onde se tornou a primeira mulher a atuar como professora no Departamento de Astronomia e Astrofísica. Em 2021, Angela passou a integrar a Academia Americana de Artes e Ciências e a Academia Nacional de Ciências.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Jessica Pedrosa Bocalini, Nicoli Rocha Santos e Izabella Chemello Bersani de Souza. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o apoio dos projetos de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares” e “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.