Física

Web-conferência tratará da importância da presença das Mulheres na Física

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 14h25 | Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 15h13

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "Mulheres na Física".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/YiHN9YZy2PQ>.

Conferencista: Profa. Dra. Márcia Cristina Bernardes Barbosa.

Dia e horário da atividade: 29 de novembro de 2021 (segunda-feira), a partir das 17h.

Resumo: Esta web-conferência da Profa. Dra. Marcia Cristina Bernardes Barbosa tem como objetivo abordar a temática da importância da presença das Mulheres na área da Física, tendo em vista exemplos históricos a esse respeito, bem como outras questões que tornam esse um assunto de relevância para a comunidade científica.

Breve currículo da conferencista:

- Marcia Cristina Bernardes Barbosa possui graduação (1981), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (“The World Academy of Sciences” - TWAS). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em água e no uso de suas anomalias para processos físicos e biológicos. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Atua em questões de gênero pelo que ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society em 2009. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anísio Teixeira da CAPES em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Nicoli Rocha Santos e Izabella Chemello Bersani de Souza. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o apoio dos projetos de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares” e “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.