Biologia

Web-conferência tratará da Filosofia da Biologia e da origem da vida

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 14h51 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 14h51

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "Vida, Autonomia e Fechamento de Restrições".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/EuN3MvqMYus>.

Conferencista: Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani.

Dia e horário da atividade: 26 de novembro de 2021 (sexta-feira), a partir das 15h.

Resumo: Esta web-conferência do Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani tratará dos temas da Vida, da Autonomia e do Fechamento de Restrições no âmbito da Filosofia das Ciências Biológicas, em particular para refletir acerca de questões relacionadas ao debate sobre o surgimento da vida.

Breve currículo do conferencista:

- Charbel Niño El-Hani é Professor Titular do Instituto de Biologia, UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). É Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1996) e Doutor em Educação pela USP (2000). Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca (2003-2004), com Claus Emmeche, e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2020-2021), com Boaventura de Sousa Santos. Os seus principais interesses são: Educação Científica, Filosofia da Biologia, Biologia Teórica (em especial, vinculada a Biologia Evolutiva, Ecologia, Conservação e Comportamento Animal) e História da Biologia. Uma das suas áreas de pesquisa, em especial, envolve os estudos filosóficos sobre propriedades emergentes e complexidade em sistemas vivos.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo e Luis Guilherme Fernandes Pereira. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o apoio do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”.

Por favor: Ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.