FÍSICA

Web - Conferência Tratará da Busca por Bioassinaturas em Superfícies Planetárias

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 13h30 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 13h31
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "Busca por bioassinaturas em superfícies planetárias".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link do canal “Debate Consciência” do YouTubedo canal “Debate Consciência” do YouTube.

Conferencista: Prof. Dr. Douglas Galante

Dia e horário da atividade: 15 de outubro de 2021 (sexta-feira), a partir das 15h.

Resumo: Esta web-conferência procurará abordar conceitos relacionados à área da astrobiologia, em particular acerca da busca por bioassinaturas (sinais consistentes de existência de vida) em superfícies planetárias.

Breve currículo do conferencista:

- Douglas Galante é bacharel pelo Curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (2003), doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) em 2009 e pós-doutor pelo mesmo instituto (2012). Atualmente é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM), liderando o grupo Carnaúba, da nova linha de nanofoco do Sirius. Trabalha na área de Astrobiologia e Ciências Planetárias. É também pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, NAP-Astrobio (IAG/USP) e tem experiência no estudo dos efeitos da radiação sobre sistemas químicos e biológicos, da micro à macro escala. Utiliza ferramentas teóricas, experimentais e de trabalho em campo para o estudo da interação da vida com seu ambiente, de maneira a extrapolar para outros planetas a informação da vida atual em regiões extremas da Terra, e da vida pretérita, do registro fóssil. Trabalha também com o fenômeno da origem da vida, sua adaptação às superfícies planetárias e a habitabilidade do Sistema Solar, inclusive utilizando plataformas espaciais.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link clicando aqui.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes José Eurípedes Bezerra Brito, Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Giovanni Dedonatti. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.