FÍSICA

Web - Conferência Teve Como Temas a Formação Planetária e os Exoplanetas

Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 14h12 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 14h20

Em 18 de novembro de 2021, quinta-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, intitulada “Formação Planetária e Exoplanetas” que teve como conferencista a Profa. Dra. Bárbara Celi Braga Camargo, que obteve em 2021 o seu título de doutorado pela UNESP de Guaratinguetá. Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e pelo estudante Giovanni Dedonatti e contou com o apoio, para a sua realização, dos alunos Bruna Souza de Medeiros Nunes e Higor Felipe Gonçalves de Arruda; todos os três são alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 49 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/zz3WRBGXhec>. Essa web-conferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Bárbara Celi Braga CamargoImagem 1 – Professora Bárbara Celi Braga Camargo

Giovanni – que fez o contato inicial com a professora Bárbara Camargo por e-mail, convidando-a para essa web-conferência – juntamente com Bruna são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Por usa vez, Higor é bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 - Ricardo, Higor, Bruna, Bárbara e GiovanniImagem 2 - Ricardo, Higor, Bruna, Bárbara e Giovanni

A professora Bárbara Celi Braga Camargo é Bacharel e Licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná (2012), bem como Mestre (2015) e Doutora (2021) em Física pela UNESP na área da Astronomia. Ela tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino e Pesquisa de Astronomia, e atualmente participa do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia (GDOP) da UNESP, cujo canal do YouTube pode ser acessado no link <https://www.youtube.com/channel/UC-8eTKrfxzta1M6EDoyVY2g>. Ela também colabora com o Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), cujo site pode ser acessado pelo link <http://www.bramonmeteor.org/bramon/>.

Imagem 3 - Giovanni DedonattiImagem 3 - Giovanni Dedonatti

A equipe que organizou esse evento agradece muito a professora Bárbara por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 4 - Início da apresentação da professora BárbaraImagem 4 - Início da apresentação da professora Bárbara

No início deste evento, ocorreu uma breve apresentação da atividade, da conferencista convidada e dos estudantes que estavam participando da atividade e que colaboraram para a sua realização.

Imagem 5 - Slide sobre exoplanetas apresentado pela professora BárbaraImagem 5 - Slide sobre exoplanetas apresentado pela professora Bárbara

A professora Bárbara iniciou a sua apresentação explicando o conceito de nebulosa, uma nuvem de gás e poeira cuja maior parte (98%) é constituída por Hidrogênio e Hélio, e que é uma espécie de berçário de objetos astronômicos como estrelas e planetas. Essa nuvem em algum momento começa a entrar em colapso pela ação da sua própria gravidade e no seu centro se cria, por decorrência, uma protoestrela. O material ao redor do centro gira e se achata formando um disco de acreção, onde surgem os protoplanetas. Em sua apresentação a professora Bárbara abordou o tema dos exoplanetas e sobre os métodos existentes para detectá-los. Ela também explanou acerca do seu trabalho junto ao site “Cientistas Feministas”, que pode ser acessado no link <https://cientistasfeministas.wordpress.com/>, enfatizando a importância da divulgação científica que é feita por mulheres por meio desta plataforma.

Imagem 6 - Página inicial do blog Cientistas FeministasImagem 6 - Página inicial do blog Cientistas Feministas

Diversas perguntas e reflexões foram feitas pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas questões foram lidas e debatidas durante o evento.

Imagem 7 - Página inicial do site da BRAMONImagem 7 - Página inicial do site da BRAMON

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.