Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência do Professor João Teixeira Tratou da Filosofia da Mente

Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 14h27 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 14h32

Em 23 de novembro de 2021, terça-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, intitulada “Filosofia da Mente” que teve como conferencista o Prof. Dr. João de Fernandes Teixeira. Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente da área de física do IFSP-Caraguatatuba) e pela estudante Larissy Santos da Silva e contou com o apoio, para a sua realização, dos alunos Vinicius Carvalho Rosa, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Luis Guilherme Fernandes Pereira e Bruna Souza de Medeiros Nunes; Larissy e Vinicius são alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Rodrigo e Bruna são alunos do curso de Licenciatura em Física e Luis é aluno do curso de Licenciatura em Matemática. Essa atividade contou também com a participação do professor Nelson Alves Pinto (docente da área de computação do IFSP-Caraguatatuba) e da psicóloga e mestra em filosofia Andrea Chicoli Alves Pinto. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 51 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/KhY2acXIk-8>. Essa web-conferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 - Professor João de Fernandes TeixeiraImagem 1 - Professor João de Fernandes Teixeira

Larissy – que fez o contato inicial com o professor João Teixeira por e-mail, convidando-o para essa web-conferência – é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP do projeto “Filosofia da mente, computação e educação científica”. Vinicius Carvalho Rosa é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica”, com bolsa PIBIFSP. Rodrigo é bolsista de iniciação científica com bolsa da FAPESP no projeto intitulado “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”. Luis é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBITI do CNPq no projeto intitulado “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”. Bruna é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Todos estes cinco estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba são orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 - Ricardo, Vinicius, Rodrigo, João Teixeira, Andrea, Nelson, Larissy, Luis e BrunaImagem 2 - Ricardo, Vinicius, Rodrigo, João Teixeira, Andrea, Nelson, Larissy, Luis e Bruna

O professor João de Fernandes Teixeira possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em lógica e filosofia da ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado (PhD) em filosofia pela University of Essex (Inglaterra). Fez pós-doutorado nos Estados Unidos em 1998, no Center for Cognitiver Studies, na Tufts University, sob a supervisão do professor Daniel Dennett. Participou do grupo de ciência cognitiva do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi professor na UNESP (campus-Marília) de 1982 a 1991. Em 1992 ingressou na Universidade Federal de São Carlos, na qual se aposentou como professor titular em 2016. Publicou diversos livros na área de filosofia da mente e ciência cognitiva. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da mente, filosofia da psicologia e filosofia da neurociência e da inteligência artificial. Dentre os seus livros estão: “O que é Filosofia da Mente” (2ª edição) que pode ser baixado gratuitamente e lido no link <https://www.editorafi.org/066joaoteixeira>; “A orquestra da Mente” que pode ser baixado no link <https://www.editorafi.org/264joaoteixeira>; “O pesadelo de Descartes: do mundo mecânico à Inteligência Artificial” que pode ser baixado no link <https://www.editorafi.org/405joaoteixeira>; “Kant no século XXI: a “Crítica da Razão Pura”, a filosofia da mente e a ciência cognitiva” que pode ser baixado no link <https://www.editorafi.org/175joaoteixeira>.

Imagem 3 - Larissy Santos da SilvaImagem 3 - Larissy Santos da Silva

A equipe que organizou esse evento agradece muito o professor João Teixeira por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 4 - Andrea e NelsonImagem 4 - Andrea e Nelson

No início deste evento, ocorreu uma breve apresentação da atividade, do conferencista convidado e dos professores e estudantes que estavam participando da atividade e que colaboraram para a sua realização.

Imagem 5 - Slide apresentado pelo professor João TeixeiraImagem 5 - Slide apresentado pelo professor João Teixeira

O professor João Teixeira iniciou a sua apresentação explicando o que é a Filosofia da Mente e sobre qual é o seu principal problema, a relação entre mente e cérebro, bem como acerca da questão sobre se o cérebro produz a mente ou se o cérebro é apenas o hospedeiro da vida mental. Dentre os temas abordados pelo professor João Teixeira estiveram as diferenças entre o monismo materialista e o dualismo de substâncias/de propriedades, o modo como o cérebro produz a consciência, a questão do livre-arbítrio, transtornos como a ansiedade e a depressão, a inteligência artificial, o funcionalismo e as analogias mente/software e cérebro/hardware. Em particular, duas obras de ficção científica foram lembradas ao longo desta webconferência: “Neuromancer” escrita por William Gibson e “Admirável Mundo Novo” escrita por Aldous Huxley.

Imagem 6 - Site com informações sobre o livro A Orquestra da MenteImagem 6 - Site com informações sobre o livro A Orquestra da Mente

Diversas perguntas e reflexões foram feitas pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas questões foram lidas e debatidas durante o evento.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página