FÍSICA

Web - Conferência do IFSP - Caraguatatuba Versará sobre Astronomia das Culturas

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 09h31 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 09h35
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da webconferência: “Astronomia Cultural”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link https://youtu.be/rIaqDh15ikw.

Conferencista: Profa. Ma. Flavia Pedroza Lima.

Dia e horário da atividade: 20 de junho de 2022 (segunda-feira), a partir das 16h.

Resumo: Durante esta webconferência, intitulada “Astronomia Cultural”, que será ministrada pela professora Flavia Pedroza Lima em 20/06/2022, segunda-feira, a partir das 16h, com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do Youtube, será abordada a temática da Astronomia Cultural, área que estuda a produção de saberes sobre o céu associada às manifestações socioculturais dos diferentes povos, o que permite abordar a questão da diversidade cultural no contexto das aulas de disciplinas das ciências da natureza, por exemplo.

Breve currículo da conferencista:

- Flavia Pedroza Lima cursou a graduação em Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na COPPE/UFRJ. Trabalha na área de ensino e divulgação científica desde 1996, ministrando cursos, palestras e aulas, organizando eventos e coordenando projetos. É Astrônoma concursada da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro desde 2006. De 2000 a 2005, trabalhou na Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Foi curadora da exposição “Filhos do Sol, Filhos da Lua: O Céu e o Tempo para os Povos Nativos das Américas”, inaugurada no Planetário da Gávea em 2008. Participou de congressos nacionais e internacionais, com trabalhos publicados. Suas áreas de interesse em pesquisa são: Astronomia nas Culturas, História das Ciências, Educação não Formal, Museus de Ciências e Planetários.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Alisson Roberto Fonseca e Amanda Salgueiro de Souza. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com os estudantes universitários José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario como bolsistas. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.