FÍSICA

Web - Conferência do IFSP - Caraguatatuba Versará Sobre a Teoria da Relatividade

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 16h37 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 16h38
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

Título da webconferência: “E=mc2 e o mundo da matéria”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link https://youtu.be/IXWXZObDKN4.

Conferencista: Profa. Dra. Fabiana Botelho Kneubil.

Dia e horário da atividade: 10 de junho de 2022 (sexta-feira), a partir das 16h.

Resumo: Nesta webconferência intitulada “E=mc2 e o mundo da matéria” e que será ministrada pela Profa. Dra. Fabiana Botelho Kneubil em 10/06/2022, sexta-feira, a partir das 16h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, será abordada a Teoria da Relatividade de Einstein, que foi lançada em 1905, trouxe muitas implicações para a Física e produziu uma nova concepção de mundo. A famosa fórmula E=mc2 é um ícone desta teoria e seu significado é bem mais profundo e belo do que costuma ser divulgado. Nesta conferência, serão exploradas as consequências do E=mc2, em entes materiais existentes na natureza, numa ordem de escala decrescente, das moléculas até os minúsculos quarks. Será mostrado que a lei de Lavoisier para a conservação das massas não é válida e que cerca de 99% do peso de todas as coisas que nos cercam é devido às suas energias cinética e potencial.

Breve currículo da conferencista: Fabiana Botelho Kneubil é formada em Física pela Universidade de São Paulo (2000), com Mestrado em Ensino de Física pelo Instituto de Física da USP (2006) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2014). Fez um ano de pós-doutorado no Department of Science Education, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca (2015-2016). Foi professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (2016-2018). Tem experiência de 20 anos de sala de aula, tanto no ensino médio quanto no nível superior. É parecerista de várias revistas brasileiras e atualmente, diretora científica do IEFC - Instituto Educacional Futuro da Ciência (https://iefc.org.br/). Se dedica às atividades do IEFC, promovendo cursos de extensão, para professores, e aprofundamento de física moderna e divulgação científica, para alunos do ensino médio. Desenvolve também pesquisa em educação, de cunho científico-epistemológico. A professora Fabiana lançou um ebook sobre o tema E=mc2 (intitulado “E=mc2 e o mundo da matéria”) que é voltado para estudantes do ensino médio, professores de ciências, estudantes de física e química e pessoas com diversas formações, interessadas em aumentar sua cultura em Ciências. A versão eletrônica pode ser encontrada em: bit.ly/ebook-E-mc2. Em breve, a versão impressa vai ser lançada também.

Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Nicoli Rocha Santos e Rodrigo de Siqueira Bicudo. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com os estudantes universitários José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario como bolsistas. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.