Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência do IFSP - Caraguatatuba Tratou da História do Dinheiro

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 17h32 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 08h19

Em 16 de maio de 2022, segunda-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Dinheiro: simples equivalente universal ou ele próprio uma mercadoria?”, que teve como conferencista Iso Sendacz. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), contando também com o apoio dos estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo, José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario. Rodrigo e José são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas de extensão. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 59 minutos, pode ser assistida no link https://youtu.be/HypwTdOCf9M. Essa foi uma ação promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Iso SendaczImagem 1 – Iso Sendacz

Iso Sendacz é Engenheiro Graduado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e Especialista aposentado do Banco Central do Brasil. É também Conselheiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Profissões Universitárias Regulamentadas (CNTU), Engenharia pela Democracia (EngD), Instituto Cultual Israelita Brasileiro (Icib/Casa do Povo) e Associação Guarujá Viva (Aguaviva). Foi presidente regional e diretor nacional do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal). Mais informações podem ser obtidas no site organizado por Iso Sendecz no link: https://isosendacz.org/.

Imagem 2 - Ricardo, Rodrigo, Iso, José e MarlonImagem 2 - Ricardo, Rodrigo, Iso, José e Marlon

Rodrigo Bicudo é orientado pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa da FAPESP, no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”.

A equipe que organizou esta atividade agradece muito Iso Sendacz por ter aceitado realizar essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Rodrigo, José e Marlon, se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação de Iso SendaczImagem 3 – Slide inicial da apresentação de Iso Sendacz

A apresentação de Iso Sendacz versou sobre a história do dinheiro (da moeda) ao longo dos tempos, o papel do dinheiro no desenvolvimento capitalista, a posição do Brasil nesse sistema de produção e o sistema financeiro nacional brasileiro. Foi recordado o crescimento substancial da economia do Brasil entre 1930 e 1980 e foi destacada a importância tanto de reindustrializar o Brasil priorizando a produção com conteúdo nacional, quanto de valorizar o trabalho para reforçar o mercado interno e depender menos das cadeias internacionais de produção e de suas crises.

Imagem 4 – Slide sobre a ascensão da ChinaImagem 4 – Slide sobre a ascensão da China

Iso, em sua apresentação, ressaltou que o fortalecimento da indústria no Brasil não obsta, pelo contrário facilita, a integração regional e com o bloco dos BRICS: neste processo, o mais importante é o rompimento da dependência externa e a manutenção de uma relação soberana com as demais nações do mundo, uma vez que, hoje, o Brasil se insere de modo subalterno no cenário internacional.

Imagem 5 – Slide com a proposta de um caminho para o BrasilImagem 5 – Slide com a proposta de um caminho para o Brasil

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso para viabilizar isso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página