Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência do IFSP - Abordou a Teoria da Relatividade de Einstein

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 13h41 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 13h56

Em 10 de junho de 2022, sexta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “E=mc2 e o mundo da matéria”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Fabiana Botelho Kneubil. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela estudante Nicoli Rocha Santos e o apoio dos estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo, José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario. No IFSP-Caraguatatuba, Nicoli, Rodrigo e José são estudantes do curso de Licenciatura em Física, enquanto Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” coordenada pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas extensionistas. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 59 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/IXWXZObDKN4>. Essa foi uma ação promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Fabiana Botelho KneubilImagem 1 – Professora Fabiana Botelho Kneubil

A professora Fabiana Botelho Kneubil é formada em Física pela Universidade de São Paulo (2000), com Mestrado em Ensino de Física pelo Instituto de Física da USP (2006) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2014). Fez um ano de pós-doutorado no Department of Science Education, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca (2015-2016). Foi professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (2016-2018). Tem experiência de 20 anos de sala de aula, tanto no ensino médio quanto no nível superior. É diretora científica do IEFC - Instituto Educacional Futuro da Ciência (https://iefc.org.br/), promovendo cursos de extensão, para professores, e aprofundamento de física moderna e divulgação científica, para alunos do ensino médio. Desenvolve também pesquisa em educação, de cunho científico-epistemológico. A professora Fabiana lançou recentemente um ebook sobre o tema E=mc2 (intitulado “E=mc2 e o mundo da matéria”) que é voltado para estudantes do ensino médio, professores de ciências, estudantes de física e química e pessoas com diversas formações, interessadas em aumentar sua cultura em Ciências. A versão eletrônica pode ser encontrada em: bit.ly/ebook-E-mc2. Em breve, a versão impressa vai ser lançada também.

Imagem 2 – Ricardo, Fabiana, José, Nicoli, Marlon e RodrigoImagem 2 – Ricardo, Fabiana, José, Nicoli, Marlon e Rodrigo

Nicoli Rocha Santos, que é orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências”, fomentada com bolsa PIBIFSP, fomentada pelo próprio IFSP. Rodrigo Bicudo é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, com bolsa fomentada pela FAPESP.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Fabiana BotelhoImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Fabiana Botelho

A equipe que organizou esta atividade agradece muito a professora Fabiana por ter aceitado o convite enviado a ela por e-mail pela estudante Nicoli para ela realizar essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Marlon, José, Rodrigo e Nicoli se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Na sequência Nicoli apresentou a professora Fabiana.

Imagem 4 – Slide que aborda a Relatividade RestritaImagem 4 – Slide que aborda a Relatividade Restrita

A apresentação da professora Fabiana iniciou lembrando acerca de dois trabalhos publicados por Einstein em 1905 e que apresentaram as bases da Teoria da Relatividade Restrita, tanto no que diz respeito aos conceitos de espaço e tempo, quanto no que se relaciona aos conceitos de matéria e energia. Uma das ênfases na apresentação da professora Fabiana esteve no fato de que, de acordo com a Relatividade, a energia pesa!

Imagem 5 – Slide que aborda a Relatividade GeralImagem 5 – Slide que aborda a Relatividade Geral

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Imagem 6 – Slide sobre o fato de que a energia pesaImagem 6 – Slide sobre o fato de que a energia pesa

Esta webconferência foi divulgada previamente pelo Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF), por meio de um artigo publicado no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/470-e-mc2-e-o-mundo-da-materia>. A equipe que organizou esta webconferência agradece muito os gestores do Portal Píon por esta divulgação.

Imagem 7 – Divulgação feita pelo Portal Píon sobrte a webconferência da professora FabianaImagem 7 – Divulgação feita pelo Portal Píon sobrte a webconferência da professora Fabiana

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página