FÍSICA

Web - Conferência Abordará as Relações entre Física e Música

Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 14h56 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 15h02
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "Fúsica, Ensino, Ciência, Arte e Cotidiano: diálogos e interfaces".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link do canal “Debate Consciência” do YouTube.

Conferencista: Prof. Dr. Pedro Javier Gómez Jaime

Dia e horário da atividade: 8 de outubro de 2021 (sexta-feira), a partir das 17h.

Resumo: Esta web-conferência abordará as relações existentes entre Física e Música e os seus desdobramentos na área da educação. Alguns dos conceitos centrais a serem abordados serão apontados a seguir. Fúsica (não é um erro de digitação) que representa a junção da Física com a Música. Ensino que diz respeito ao modo como conhecimentos são transmitidos. Ciência, porque a Física não é a única ciência que tem profundos vínculos com a Música, mas, também, a Matemática, a Biologia, a Química e as Neurociências, dentre outas. Arte, porque para fazer ciência é preciso estabelecer diálogos diversos, criar, pensar, inovar, apresentar, incorporar posturas e se compartilhar cultura. Cotidiano porque nada disso faz sentido sem estar presente em nosso dia a dia, em nossas experiências.

Breve currículo do conferencista:

- Pedro Javier Gómez Jaime é Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a tese intitulada "Percebendo a melodia com os acordes da ciência: um estudo da sensibilidade musical a partir da Física", Mestre em Ensino, Filosofia e História da Ciência pelo Instituto de Física da UFBA com a dissertação "Física do som e sua relação com a música no Ensino Médio: um olhar nos livros didáticos", Graduado em Física-Eletrônica pelo Instituto Superior Pedagógico Rubén Martínez Villena (ISPRMV) em Havana (Cuba) com a monografia: "A Física Molecular na Meteorologia Cubana". Possui Pós-doutorado com o trabalho com título “Comunidades Tradicionais da Bahia e o Direito à cultura: um diálogo entre conhecimento, ciência (Física) e crise ambiental” e subtítulo “Direito e o Estado em prol dos conhecimentos tradicionais”. É autor do livro: "Percebendo a melodia com os acordes da ciência: um estudo da sensibilidade musical a partir da Física" publicado pela editora CRV em outubro de 2020. É professor de Física na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisador interdisciplinar nas áreas de Física, Música e Psicologia dos Afetos (Emoções musicais). Em 2016 foi um dos autores do livro intitulado: “Interfaces socioculturais em educação, gênero, urbanismo, música, linguagens, representação e cultura afro-brasileira”. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC).

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível clicando aqui.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudante Indalecio Luiz Borges. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: Ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.