Direitos Humanos

Três novas bolsistas são selecionadas para trabalhar com direitos humanos

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 18h04 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h18

Neste início do mês de outubro de 2019, três novas estudantes dos dois cursos de licenciatura em física e em matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foram selecionadas para trabalhar em projetos de pesquisa e de ensino sobre direitos humanos, relações étnico-raciais e questões de gênero, pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena esses projetos.

Foto: Beatriz, professor Ricardo Plaza, Amanda e NicoliFoto: Beatriz, professor Ricardo Plaza, Amanda e Nicoli

Os três projetos coordenados pelo professor Ricardo Plaza fazem parte do Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Relações Étnico-raciais e Gênero” do IFSP. Todas essas ações contam com o apoio tanto do NEABI (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IFSP), quanto do NUGS (Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP). Os três projetos em questão serão executados nos últimos três meses de 2019 (entre outubro e dezembro), sendo que, se existirem recursos, eles serão prorrogados pelos seis primeiros meses de 2020 (entre janeiro e junho).

A estudante da licenciatura em matemática Beatriz Aguida Gomes foi selecionada pelo professor Ricardo Plaza para ser bolsista do projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, aprovado no âmbito do edital no 622 de 2019 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP.

No que diz respeito ao edital no 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP, o professor Ricardo Plaza teve dois projetos seus aprovados.

A estudante da licenciatura em física Nicoli Rocha Santos foi selecionada pelo professor Ricardo Plaza para ser bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) do projeto de pesquisa “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news”, aprovado no âmbito do edital no 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP.

Por sua vez, a estudante da licenciatura em física Amanda Gabriela Ribeiro foi selecionada pelo professor Ricardo Plaza para ser bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) do projeto de pesquisa “Atividades educacionais sobre Cultura e Ciência como ferramentas para refletir sobre diferentes formas de preconceitos”, aprovado também no âmbito do edital no 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP.

Essas três bolsistas se unem neste momento formalmente à equipe de bolsistas de pesquisa, extensão e ensino do professor Ricardo Plaza, atuando de modo a produzir novos conhecimentos, divulgar a ciência e democratizar o acesso à educação.