FÍSICA

Trabalhos Orientados por Professor da Física são Apresentados no CONEMAC

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 14h50 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 14h59

Este artigo se refere a trabalhos que foram apresentados no VI Congresso de Extensão e VI Mostra de Arte e Cultura do IFSP (VI CONEMAC) que ocorreu entre 24 e 26 de maio de 2022, tendo como base projetos de extensão coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente da área de Física do IFSP-Caraguatatuba. O VI CONEMAC, foi realizado de forma virtual, por meio de ferramentas da internet. Mais informações sobre o VI CONEMAC podem ser obtidas no link https://www.ifsp.edu.br/conemac.

Basicamente foram apresentados quatro trabalhos relacionados a quatro projetos de extensão coordenados pelo professor Ricardo Plaza nos anos de 2019, 2020 e 2021. Estes trabalhos passaram por um processo de avaliação e foram aprovados para serem apresentados durante o evento.

O trabalho “Atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão ‘Cinedebate’ no âmbito do IFSP-Caraguatatuba em 2019” referente ao projeto “Cinedebate” executado em 2019 (aprovado pelo edital 147 de 27/02/2019) foi apresentado pelo seu autor, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira na manhã do dia 26/05/2022, na sessão que se iniciou a partir das 9h. O vídeo com essa apresentação pode ser acessado (a partir do tempo de 26 minutos) pelo link https://youtu.be/3ZLBcxfUPsk.

Imagem 1 – Trabalho apresentado sobre projeto fomentado pelo edital 147magem 1 – Trabalho apresentado sobre projeto fomentado pelo edital 147

O trabalho “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet desenvolvidas em 2020” referente ao projeto “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” executado em 2020 (aprovado pelo edital 196 de 11/06/2020) foi apresentado pelo seu primeiro autor, o estudante Kaue Marques Barbosa na tarde do dia 26/05/2022, na sessão que se iniciou a partir das 16h; o segundo autor deste trabalho é o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O vídeo com essa apresentação pode ser acessado (a partir do tempo de 3 horas e 4 minutos) pelo link https://youtu.be/FrsjMXG5ccc.

Imagem 2 – Trabalho apresentado sobre projeto fomentado pelo edital 196Imagem 2 – Trabalho apresentado sobre projeto fomentado pelo edital 196

O trabalho “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet desenvolvidas em 2021” referente ao projeto “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” executado em 2021 (aprovado pelo edital 232 de 01/06/2021) foi apresentado pelo seu autor, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, na manhã do dia 25/05/2022, na sessão que se iniciou a partir das 9h. O vídeo com essa apresentação pode ser acessado (a partir do tempo de 1 hora e 7 minutos) pelo link https://youtu.be/yfpnar7n6XQ.

Imagem 3 – Trabalho apresentado sobre projeto fomentado pelo edital 232Imagem 3 – Trabalho apresentado sobre projeto fomentado pelo edital 232

O trabalho “Atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão ‘Meninas Cientistas Interdisciplinares’ em 2021” referente ao projeto “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” executado em 2021 (aprovado pelo edital 495 de 04/12/2020) foi apresentado pela sua primeira autora, a estudante Nicoli Rocha Santos, na tarde do dia 25/05/2022, na sessão que se iniciou a partir das 14h; a segunda autora deste trabalho é a estudante Izabella Chemello Bersani de Souza e o terceiro autor deste trabalho é o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O vídeo com essa apresentação pode ser acessado (a partir do tempo de 43 minutos) pelo link https://youtu.be/D7xbDc-cXi8.

Imagem 4 – Trabalho apresentado sobre projeto fomentado pelo edital 495Imagem 4 – Trabalho apresentado sobre projeto fomentado pelo edital 495

Além desses quatro trabalhos, o professor Ricardo Plaza, participou também do Encontro “Meninas nas exatas” que ocorreu no dia 26/05/2022 a partir das 11h da manhã pela plataforma Teams da Microsoft. Neste trabalho foram debatidos os vários projetos aprovados pelo edital 495 de 04/12/2020 e que foram executados em 2021, dentre os quais o projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares” coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Em 2022, dando continuidade a este projeto de 2021, o professor Ricardo Plaza vem executando o projeto de extensão “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã” (fomentado pelo edital 05 de 04/01/2022) no IFSP-Caraguatatuba, em colaboração com a professora Cleide Matheus Rizzatto que desenvolve este projeto no IFSP-Suzano e com a professora Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa que desenvolve este projeto no IFSP-São Miguel Paulista.

Imagem 5 – Participantes no Encontro Meninas nas ExatasImagem 5 – Participantes no Encontro Meninas nas Exatas

A participação de alunos em atividades acadêmicas, como é o caso da apresentação de trabalhos em congressos, é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades como as tratadas nos trabalhos anteriormente descritos têm ocorrido no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e são abertas para todos os interessados nos temas abordados.