Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Trabalhos no CONICT-2021 orientados por professores de Física do IFSP-CAR

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 13h56 | Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 13h56

Este artigo se refere aos trabalhos apresentados no 12º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP (CONICT) entre 30 de novembro e 02 de dezembro de 2021, por quinze alunos de diferentes cursos do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), todos eles orientados em seus trabalhos de pesquisa pelos professores Alex Lino e Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docentes da Física do IFSP-Caraguatatuba. O 12º CONICT, sediado pelo campus de Cubatão do IFSP, devido à situação de pandemia de COVID-19, foi realizado de forma virtual, por meio de ferramentas da internet. Mais informações sobre o 12º CONICT podem ser obtidas no link <http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiiconict>.

Estes quinze trabalhos passaram por um processo de avaliação realizado por pareceristas designados pela coordenação do evento e foram aprovados para serem apresentados durante o evento. Três alunas deste conjunto de quinze estudantes, Brenda Colares Conceição, Raphaela Novaes de Pinho e Jacqueline Xavier Silva Enéas, foram selecionadas para apresentar seu trabalho por webconferência ao vivo, enquanto os outros doze estudantes (William Damasio Pereira, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Amanda Salgueiro de Souza, Larissy Santos da Silva, Vinicius Carvalho Rosa, Camila Ferreira Alves, Nicoli Rocha Santos, Jessica Pedrosa Bocalini, Bruna Souza de Medeiros Nunes, Indalecio Luiz Borges, José Euripedes Bezerra Brito e Beatriz Aguida Gomes) apresentaram os resultados de seus trabalhos por meio de vídeos que foram previamente gravados.

A estudante Brenda Colares Conceição, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou, ao vivo, na noite de 2 de dezembro de 2021, o trabalho acadêmico intitulado “ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA VISUAL: INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA INCLUSIVA EM AULAS DE FÍSICA”, escrito em coautoria com o professor Alex Lino. A gravação em vídeo dessa apresentação pode ser assistida a partir das 8 horas e 03 minutos no link <https://www.youtube.com/watch?v=sTSRCDivWSk&t=28477s>.

Imagem 1 – Apresentação de Brenda Colares ConceiçãoImagem 1 – Apresentação de Brenda Colares Conceição

A estudante Raphaela Novaes de Pinho do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou, ao vivo, na tarde de 30 de novembro de 2021, o trabalho acadêmico intitulado “A TRÍPLICE ANCESTRALIDADE DO MACHISMO EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo dessa apresentação pode ser assistida a partir dos 35 minutos no link <https://www.youtube.com/watch?v=R8Mg1EqMuJw&t=3267s>.

Imagem 2 – Apresentação de Raphaela Novaes de PinhoImagem 2 – Apresentação de Raphaela Novaes de Pinho

A estudante Jacqueline Xavier Silva Enéas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que foi bolsista PIBITI (em 2020 e 2021), com bolsa do CNPq, no projeto de pesquisa de iniciação científica “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou, ao vivo, na noite de 2 de dezembro de 2021, o trabalho acadêmico intitulado “O NEGACIONISMO CIENTÍFICO E A INTERNET”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo dessa apresentação pode ser assistida a partir das 7 horas e 38 minutos no link <https://www.youtube.com/watch?v=sTSRCDivWSk&t=28477s>.

Imagem 3 – Apresentação de Jacqueline Xavier Silva EnéasImagem 3 – Apresentação de Jacqueline Xavier Silva Enéas

As outras 12 apresentações de estudantes orientados por professores de Física do IFSP-Caraguatatuba foram gravadas previamente em vídeos de no máximo 5 minutos de duração.

O estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que atualmente é bolsista de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) no projeto de pesquisa “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica” e até outubro de 2021 foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica PIBITI (com bolsa do CNPq) “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência” (ambos sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “REDUCIONISMO E EMERGÊNCIA COMO TEMAS CENTRAIS EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=8PiH1MfOPus>.

Imagem 4 – Apresentação de Rodrigo de Siqueira BicudoImagem 4 – Apresentação de Rodrigo de Siqueira Bicudo

A estudante Amanda Salgueiro de Souza do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que atualmente é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP-AF) no projeto de pesquisa “História da astronomia das civilizações antigas, divulgação científica e ensino de física” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA: A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA NO TERCEIRO MILENIO ANTES DE CRISTO” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=g_we6o0o1Mg>.

Imagem 5 – Apresentação de Amanda Salgueiro de SouzaImagem 5 – Apresentação de Amanda Salgueiro de Souza

A estudante Larissy Santos da Silva do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que foi bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) em 2021 no projeto de pesquisa “Filosofia da mante, computação e educação científica” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA ATIVIDADES EDUCACIONAIS SOBRE FILOSOFIA DA MENTE E COMPUTAÇÃO” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=nCx6zA47Ml8>.

Imagem 6 – Apresentação de Larissy Santos da SilvaImagem 6 – Apresentação de Larissy Santos da Silva

O estudante Vinicius Carvalho Rosa do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que foi bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) em 2021 no projeto de pesquisa “Astrofísica e computação: Interfaces e Possibilidades para a Educação Científica” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA SOBRE TEMAS DE ASTRONOMIA E COMPUTAÇÃO” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=-wN01tPX9a4>.

Imagem 7 – Apresentação de Vinicius Carvalho RosaImagem 7 – Apresentação de Vinicius Carvalho Rosa

A estudante Camila Ferreira Alves do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista de extensão do projeto “Meninas Cientistas Interdisciplinares” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “O USO DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO MACHISMO” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=5xaUjuVkS8M>.

Imagem 8 – Apresentação de Camila Ferreira AlvesImagem 8 – Apresentação de Camila Ferreira Alves

A estudante Nicoli Rocha Santos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista de extensão do projeto “Meninas Cientistas Interdisciplinares” e, em 2020 e 2021, foi bolsista (com bolsa PIBIFSP) de iniciação científica do projeto de pesquisa “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news” (ambos sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A VIDA E A OBRA DO MATEMÁTICO ALAN TURING” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=PLXPsbQrVs0>.

Imagem 9 – Apresentação de Nicoli Rocha SantosImagem 9 – Apresentação de Nicoli Rocha Santos

A estudante Jessica Pedrosa Bocalini do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista de extensão do projeto “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “O TEMA DAS MULHERES NA ASTROFÍSICA EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=tjkJch7Ghc4>.

Imagem 10 – Apresentação de Jessica Pedrosa BocaliniImagem 10 – Apresentação de Jessica Pedrosa Bocalini

A estudante Bruna Souza de Medeiros Nunes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista de extensão do projeto “Atividades Audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “ETNOASTRONOMIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=Qu0DLFZFzqw>.

Imagem 11 – Apresentação de Bruna Souza de Medeiros NunesImagem 11 – Apresentação de Bruna Souza de Medeiros Nunes

O estudante Indalecio Luiz Borges do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “BIOFÍSICA, SAÚDE HUMANA E MÚSICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=1lGw2-ccHXw>.

Imagem 12 – Apresentação de Indalecio Luiz BorgesImagem 12 – Apresentação de Indalecio Luiz Borges

O estudante José Euripedes Bezerra Brito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “A ASTROBIOLOGIA E AS SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=PYCnE0KRm28>.

Imagem 13 – Apresentação de José Euripedes Bezerra BritoImagem 13 – Apresentação de José Euripedes Bezerra Brito

A estudante Beatriz Aguida Gomes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e que foi bolsista do projeto de ensino “A música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos” (sob orientação do professor Ricardo Plaza) e é atualmente bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “IMPACTOS DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS E CULTURAIS NO COMBATE AO RACISMO” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. A gravação em vídeo desta apresentação pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=rILR2z4KTR4>.

Imagem 14 – Apresentação de Beatriz Aguida GomesImagem 14 – Apresentação de Beatriz Aguida Gomes

O estudante William Damasio Pereira do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico escrito em coautoria com o seu orientador, o professor Alex Lino, no qual são apresentados resultados da sua pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) que estudou as relações existentes entre a área da Ondulatória, as características do som e a Música.

Imagem 15 – Apresentação de William Damasio PereiraImagem 15 – Apresentação de William Damasio Pereira

Os estudantes pesquisadores que apresentaram os resultados dos seus trabalhos de investigação neste 12º CONICT estão de parabéns, pela qualidade e pela dedicação às pesquisas que foram realizadas.

Imagem 16 - Professores Ricardo Plaza e Alex LinoImagem 16 - Professores Ricardo Plaza e Alex Lino

A participação de alunos em atividades acadêmicas, como é o caso da apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos acadêmicos, é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades de pesquisa, ensino e extensão como essa que ocorrem no âmbito do IFSP-Caraguatatuba são incentivadas pela instituição e são abertas para os interessados nos temas abordados.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página