Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CONGRESSO DE INOVAÇÃO

Trabalhos Apresentados no CONICT por Estudantes do IFSP Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 16h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 16h36

Este artigo se refere aos trabalhos apresentados no 11º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP (CONICT) entre 8 e 10 de dezembro de 2020, por oito alunos de diferentes cursos do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) orientados em seus trabalhos de pesquisa pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O 11º CONICT, sediado pelo campus de Presidente Epitácio do IFSP, devido à situação de pandemia de COVID-19, foi realizado de forma virtual, por meio de ferramentas da internet.

Estes oito trabalhos passaram por um processo de avaliação realizado por pareceristas designados pela coordenação do evento e foram aprovados para serem apresentados durante o evento. Uma estudante deste conjunto de oito alunos, Jacqueline Xavier Silva Enéas, foi selecionada para apresentar seu trabalho por webconferência ao vivo, enquanto os outros sete estudantes (Rafael Brock Domingos, Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Kaue Marques Barbosa, Larissy Santos da Silva, Vinicius Carvalho Rosa, Lais Rodrigues Ramos), devido à pandemia de COVID-19, apresentaram os resultados de seus trabalhos por meio de vídeos que foram previamente gravados.

A estudante Jacqueline Xavier Silva Enéas que é bolsista PIBITI (com bolsa do CNPq) no projeto de pesquisa de iniciação científica “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação” apresentou, no 11º CONICT, ao vivo, na noite de 9 de dezembro de 2020, o trabalho acadêmico intitulado “O negacionismo científico impulsionado pela infodemia”, escrito em coautoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Estudante Jacqueline Xavier Silva EnéasFoto: Estudante Jacqueline Xavier Silva Enéas

A estudante Maria Carolina Carvalho Rodrigues que é bolsista PIBIFSP-AF no projeto de pesquisa de iniciação científica ““Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais” apresentou, no 11º CONICT, o trabalho intitulado “Algumas possibilidades para introduzir o ensino de astrofísica estelar na educação básica”, escrito em coautoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Estudante Maria Carolina Carvalho RodriguesFoto: Estudante Maria Carolina Carvalho Rodrigues

O estudante Rafael Brock Domingos que é bolsista PIBIFSP no projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de tópicos de Física Nuclear no Ensino Médio sob a perspectiva da teoria da Aprendizagem Significativa” apresentou, no 11º CONICT, o trabalho intitulado “Referenciais Teóricos para o Ensino de Tópicos de Física Nuclear: Uma Abordagem Significativa”, escrito em coautoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Estudante Rafael Brock DomingosFoto: Estudante Rafael Brock Domingos

O estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda que é bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou, no 11º CONICT, o trabalho intitulado “Ensino de física e atividades de divulgação científica acerca de tópicos de astrofísica de galáxias”, escrito em coautoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Estudante Higor Felipe Gonçalves de ArrudaFoto: Estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda

O estudante Kaue Marques Barbosa que é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, apresentou, no 11º CONICT, o trabalho intitulado “Inclusão digital no contexto da Aldeia Boa Vista do município de Ubatuba em meio à crise de covid-19”, escrito em coautoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Estudante Kaue Marques BarbosaFoto: Estudante Kaue Marques Barbosa

O estudante Vinicius Carvalho Rosa que é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, apresentou, no 11º CONICT, o trabalho intitulado “O tema da Inteligência Artificial inserido em atividades de divulgação científica”, escrito em coautoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Estudante Vinicius Carvalho RosaFoto: Estudante Vinicius Carvalho Rosa

A estudante Lais Rodrigues Rodrigues que é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, apresentou, no 11º CONICT, o trabalho intitulado “Atividades de divulgação sobre ciência, história e cultura de povos africanos e afrodescendentes”, escrito em coautoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Estudante Lais Rodrigues RodriguesFoto: Estudante Lais Rodrigues Rodrigues

A estudante Larissy Santos da Silva que é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, apresentou, no 11º CONICT, o trabalho intitulado “Análise de uma ação de divulgação científica e cultural sobre saúde mental”, escrito em coautoria com a Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Estudante Larissy Santos da SilvaFoto: Estudante Larissy Santos da Silva

Foto: Profa. Dra. Divina de Fátima dos SantosFoto: Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos

A versão na forma de arquivo pdf dos artigos referentes aos trabalhos apresentados por estes oito alunos no 11º CONICT podem ser acessadas, baixadas e lidas clicando aqui. Os autores destes trabalhos agradecem o suporte dado por toda a equipe que organizou o 11º CONICT e, em especial, o apoio fornecido pelo Prof. Dr. Enio Freire de Paula.

Foto: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza TeixeiraFoto: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

 

Os estudantes pesquisadores que apresentaram os resultados dos seus trabalhos de investigação neste 11º CONICT estão de parabéns. A participação de alunos em atividades acadêmicas como a apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos acadêmicos é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades de pesquisa, ensino e extensão como essa que ocorrem no âmbito do IFSP-Caraguatatuba são incentivadas pela instituição e são abertas para os interessados nos temas abordados.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página