Técnico em Edificações

Curso realiza concurso de modelos reduzidos de fôrmas e estruturas de concreto armado

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 11h47 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 11h47

No dia 08 de junho, os alunos do 2º módulo do Curso Técnico em Edificações concluíram a etapa “fôrmas e armações em aço para estruturas de concreto armado” da disciplina Práticas de Construção Civil 2. Nesta disciplina, os professores Jessica Oliveira e Samir Fagury, auxiliados pela Técnica de Laboratório Claudete de Vitta, entre outros conteúdos, desenvolvem junto aos alunos do módulo, competências no âmbito das fôrmas e armações para estruturas de concreto armado.

O concurso de modelos reduzidos de fôrmas e estruturas de concreto armado apresenta o objetivo de aproximar os alunos das técnicas de montagem de fôrmas para estruturas de concreto armado e critérios de seleção de materiais.

Anteriormente ao concurso, os professores apresentam os materiais utilizados em nesta etapa e os alunos executam a montagem de uma fôrma em escala real.

1º e 2º colocados no concurso

3º colocados no concurso

Neste semestre os alunos apresentaram uma grande diversidade de estruturas, demonstrando ousadia e imaginação na seleção do projeto a ser executados. Foram apresentadas as seguintes estruturas:

• Rampas de acesso a automóveis

• Estruturas de pilares e lajes – com reforço para esforços de punção

• Pista de skate

• Memorial da América Latina

• Estrutura com pilares circulares e laje

• Arcos para viaduto

• Sapata isolada

• Elemento vazado de concreto

• Rampa de acessibilidade de acordo com a NBR 9050.

Além da execução do modelo reduzido, os alunos realizam uma apresentação das características técnicas e executivas das estruturas, completando assim a formação de competências neste módulo.

Para a avaliação dos modelos, o concurso contou com a colaboração do professor Julio Salgado (área de construção civil) e da técnica Claudete de Vitta como avaliadores.

Ao final do concurso os modelos com detalhes técnicos mais relevantes foram premiados com certificados e com brindes. Os professores da disciplina PR2 agradecem à colaboração da Profa. Elaine Barreto e da empresa MH madeiras.

Fonte: Prof. Me. Samir Costa Fagury